Connect with us

Agricultura

Agricultura vertical pode ser a chave para o cultivo de plantações em Marte

Empresas, institutos de pesquisas e universidades de debruçam na tentativa de desenvolver tecnologias que permitam o extenso cultivo de vegetais no planeta vermelho.

Published

on

A melhor forma de se manter uma colônia fixa em Marte é criar meios de agricultura no planeta. Levar alimentos para lá não é algo tão prático, e cultivá-los in loco é algo que faz mais sentido no longo prazo. Isso é, inclusive, bastante explicado na ficção científica, como a plantação de batatas de Matt Damon em Perdido em Marte.

Pensando nisso, diversas empresas, institutos de pesquisas e universidades de debruçam na tentativa de desenvolver tecnologias que permitam o extenso cultivo de vegetais no planeta vermelho.

O cultivo vertical é o cultivo de plantas sem solo, em um ambiente controlado, com o fornecimento de água rica em nutrientes que vão diretamente para as raízes das plantas, onde há também um rigoroso controle de temperatura, umidade e emissão de luz. O sistema visa a produtividade e uma utilização mais econômica e mais eficiente de água e fertilizantes.

Advertisement

Cápsulas de cultivo

A startup Interestellar Lab desenvolveu uma tecnologia que chama de NUCLEUS (sigla em inglês para Nutritional Closed-Loop Eco-Unit System). O o sistema modular, composto por nove cápsulas, promete fornecer uma dieta bastante nutritiva para quatro astronautas por uma missão de dois anos. O projeto venceu a primeira fase de um desafio na NASA e se classificou para a fase 2.

“O foco inicial era construir um sistema regenerativo de produção de alimentos para promover a agricultura sustentável na Terra”, disse à CNN World Barbara Belvisi, CEO da startup. “Mas eu perguntei: ‘e se a tecnologia de que precisaremos para viver no espaço puder nos ajudar a viver de forma mais sustentável na Terra?’ Foi assim que nasceu o conceito de módulos avançados de ambiente controlado para a Terra e o espaço”.

Fazendas verticais

A maior fazenda vertical do mundo é a Crop One, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A fazenda produz 1 milhão de kg de alimentos de diversas culturas, segundo a empresa.

Advertisement

“Uma das vantagens fundamentais desse cultivo indoor é que podemos colocá-lo em Dubai, podemos colocá-lo no frio extremo – basicamente em qualquer lugar. E, além da água e da luz artificial, independe de recursos”, disse Deane Falcone, diretor científico da Crop One.

A água para esse uso poderia ser retirada das calotas polares marcianas e de fontes no subsolo. A fonte de energia pode vir de placas fotovoltaicas (energia solar) e de reatores.

Além da produção do alimento, podemos tirar alguns outros proveitos do cultivo nas áreas remotas e inóspitas, como Marte.

Advertisement

“O sistema tem que ser algo em que você possa confiar dia após dia para fornecer comida. Ele também pode ser adaptado para fornecer ar respirável, já que o oxigênio é criado pelas plantas que crescem lá. Você teria que ter um sistema em grande escala para permitir a produção contínua de alimentos e produtos adicionais, como oxigênio” diz Falcone à CNN.

Mas há muitos cuidados a se tomar.

“Em Marte, você tem que fechar o ciclo. Você tem que prestar muita atenção em qualquer coisa que você está perdendo ou colocando no sistema”, diz Evan Fraser. “É um bom exercício de pensamento para nos lembrar o que poderíamos fazer na Terra se realmente insistíssemos”, explica.

Advertisement

Fraser é diretor do Instituto de Alimentos Arrell da Universidade de Guelph e escreveu um livro sobre tecnologias para o cultivo em Marte e com aplicabilidades na Terra, junto a Lenore Newman, diretora do Instituto de Alimentação e Agricultura da Universidade do Vale Fraser.

“A indústria agrícola vertical tem feito um trabalho notável de redução de mão de obra, água e custos, como custos de terra. Eles estão alcançando uma enorme produtividade por hectare quadrado, por hora de trabalhador e por litro de uso de água”, explica Fraser.

Advertisement
Advertisement
Colagem de produtos em oferta

Aproveite nossas ofertas imperdíveis

Garimpamos as promoções mais quentes da internet para você economizar no que realmente vale a pena.

VER OFERTAS

Copyright © 2025 SoCientífica e a terceiros, quando indicado.