Se sair um pouco em um lugar aberto e observar bem, você poderá ver e ouvir a natureza ao seu redor. Em um momento relaxante, vai sentir o vento, ouvir os pássaros e talvez poderá observar as abelhas trabalhando.
Abelhas sempre se mostraram criaturas organizadas e incrivelmente inteligentes, elas são capazes de reconhecer rostos entre si, entender símbolos matemáticos e, recentemente, até aprenderam a “surfar” para sobreviver a afogamentos.
Há dois dias o usuário do reddit u/kjon7814 publicou um vídeo em que um grupo de abelhas se reúnem para remover a tampa de uma garrafa de mel.
No vídeo alguns usuários compararam a cena com a animação “Bee Movie” que foi lançada no Brasil em 2007 e conta a história de uma abelha que descobre que humanos há séculos têm roubado e comido mel e decide processar a humanidade por isso.
As imagens, que viralizaram na rede social, mostram como as abelhas se reúnem em um belo trabalho em equipe em volta da tampa da garrafa de mel e pouco a pouco começam a levantá-la até remover o objeto com sucesso e poder acessar o bico da embalagem.
De fato, esse é um belo trabalho em equipe. Mas embora pareça muito poético imaginar que as abelhas estão lutando para reaver o mel que lhes pertence por direito, não é exatamente isso que está acontecendo no vídeo.
Para produzir mel as abelhas coletam o néctar adocicado das flores – neste processo, elas também polinizam as flores -, mas o néctar não é a única matéria prima utilizada pelas abelhas para a produção deste líquido doce e dourado, as abelhas coletam qualquer líquido açucarado que possa ser usado para produzir o alimento. Por isso é comum ver abelhas rondando restos de sucos, refrigerantes ou sorvetes. E provavelmente isso foi o que aconteceu no vídeo.
Como as abelhas são atraídas por substâncias doces, a garrafa de mel em meio ao céu aberto se mostrou um prato cheio para as pequenas polinizadoras, que não pouparam esforços para alcançá-lo.
LEIA TAMBÉM: Como as abelhas produzem o mel?
Publicação original SoCientífica.