A guerra do ovo de 1863 pode ser uma das guerras mais ridículas da história

Wellington Reis
Imagem: Biblioteca Pública de Nova York (Domínio Público)

Já houve muitas guerras estúpidas durante a história, mas entre as guerras mais ridículas da história está a Guerra do Ovo de 1863. Nesta guerra, houve assassinatos, destruição de todo um ecossistema e guerras de gangues, tudo por alguns ovos.

Uma das guerras mais ridículas da história

O ouro encontrado em Coloma, Califórnia, em 1848, fez com que mais de 80.000 pessoas fossem para a Califórnia, para a que seria chamada “Corrida do Ouro“. 

Todos os anos, milhares e milhares de mineiros passaram por San Francisco até 1855, à procura do valioso ouro. Entre os desafios deste grande fluxo de pessoas, um dos principais, se não o principal, era conseguir comida para sobreviver.

Como a oferta de proteína era escassa, o preço dos ovos disparou. Nesse momento, uma pessoa que possui espírito empreendedor e atitude quis lucrar não se importando de destruir todo um ecossistema, olhou para as Ilhas Farallon, na costa de São Francisco.

As ilhas, também conhecidas como Ilhas dos Mortos, são em grande parte penhascos rochosos e traiçoeiros que não são muito visitadas normalmente, a não ser pelas centenas de milhares de pássaros que as habitam.

Os ovos dessas aves eram uma ótima fonte potencial de proteínas para os mineiros. Especialmente os do pássaro murre. Seus ovos tinham o mesmo gosto que os ovos de galinha, apesar de ficarem translúcidos quando cozidos. Então, eles tinham ovos de galinha antes que explodissem, quando ficam com gosto de peixe.

“Um ovo maduro demais é algo para nunca ser esquecido”, como disse um consumidor exigente de ovo na época . “Leva cerca de três meses para tirar o gosto da boca.”

egg collectors
Coletores de ovos. Imagem: Islapedia

Outra de suas vantagens era a espessura de suas cascas, pois, como os pássaros evoluíram para colocá-los em rocha dura, era difícil os esmagar na hora de trazê-los para casa. Viagem que normalmente era turbulenta.

Mortes em busca de ovos

As primeiras pessoas que chegaram na ilha coletaram ovos sem precisar lutar contra gangues rivais, assassinos ou a polícia. Os únicos problemas eram os grandes penhascos mortais, bem escorregadios com a água do mar e cocô do pássaro. Obstáculos esses que se provaram fatais, que, mais tarde, ceifaram vidas.

No primeiro ano, houve um lucro absurdamente grande. Então, outras pessoas perceberam a oportunidade também. A partir daqui começa uma das guerras mais ridículas da história. 

Da mesma forma que traficantes de crack atualmente, gangues rivais se dirigiram para a ilha. O primeiro grupo que reivindicou as ilhas foi a Pacific Egg Company. Depois de uma década, as brigas ficaram muito violentas, entre esfaqueamentos e tiroteios.

No dia 3 de junho de 1863, três barcos carregados de homens se aproximaram das ilhas armados até os dentes. A empresa Pacific Egg os avisou para não entrarem na ilha, contudo, os coletores de ovos rivais ignoraram o pedido. 

Mesmo com o governo intervindo, a guerra pelos ovos continuou. Cerca de 14 milhões de ovos de murre foram enviados para São Francisco entre 1849 e 1896. Depois que os ovos foram acabando e não eram mais lucrativos, a guerra do ovo acabou.

Compartilhar