Evidentemente, o banheiro é um dos espaços domésticos que mais precisam de limpeza. Por motivos óbvios, o cômodo deve ser higienizado constantemente e de forma completa; afinal de contas, ninguém quer ter uma casa contaminada por conta de um banheiro imundo. Tendo isso em vista, há 10 locais no banheiro que todo mundo esquece de limpar ou sempre deixa para depois.
É claro que algumas bactérias são extremamente importantes para a saúde humana, mas outras, definitivamente, devem ficar bem longe do nosso organismo. O corpo humano abriga cerca de 100 trilhões de bactérias, o que equivale a aproximadamente 2,2 kg de micro-organismos.
Se reunidas, todas essas bactérias formariam uma massa com o tamanho semelhante ao do fígado humano. Agora, ao multiplicarmos esse número por, no mínimo 4, ou seja, considerando a quantidade de pessoas que utilizam regularmente o banheiro, podemos imaginar a quantidade impressionante de bactérias presentes no ambiente. Como então diminuir riscos de contaminação? Limpando de forma eficaz!
Locais no banheiro que todo mundo esquece de limpar
Em se tratando da limpeza do banheiro, é natural imaginar que o vaso sanitário, o lavabo e o chão são os locais principais a serem higienizados. No entanto, para evitar que a sua casa vire um ambiente propício ao desenvolvimento de bactérias, é importante higienizar todo o banheiro, inclusive os locais que todo mundo esquece de limpar; saiba quais são eles.
1. Lixeira
Após esvaziar o lixo no banheiro, é importante limpar também a lata de lixo. Para fazer isso, retire o recipiente para o chuveiro e lave-o por dentro e por fora, usando uma mistura de duas colheres de sopa de vinagre branco para um litro de água quente ou um spray de limpeza desinfetante.
Caso a lixeira seja usada como coletor de restos de comida ou outros itens orgânicos, é recomendado um produto de limpeza com enzimas destinadas a sujeira de animais de estimação, pois ajudam a quebrar moléculas orgânicas, matar bactérias e neutralizar odores. Esfregue a lata de lixo com uma escova, enxágue e deixe secar ao ar.
2. Espelho
Para resolver o problema de espelhos embaçados no banheiro, você pode limpá-los facilmente. Pegue duas tigelas e um pano de limpeza. Em uma tigela, misture um litro de água em temperatura ambiente com duas colheres de sopa de vinagre branco; na outra, misture um litro de água quente com a mesma quantidade de vinagre.
Use o pano de limpeza primeiro na mistura em temperatura ambiente para limpar o espelho e, em seguida, mude para a mistura quente para desembaçar. Deixe o espelho secar.
3. Por trás da pia
Para manter a torneira e a pia limpas e brilhantes, mergulhe toalhas de papel em vinagre branco e enrole-as na torneira, deixando-as descansar durante a noite. Em seguida, remova as toalhas e esfregue a torneira com uma escova de dentes velha usando água morna e sabão para eliminar os resíduos. Se necessário, limpe também atrás da pia com uma escova de dentes velha embebida em água sanitária.
4. Tomada
Ao entrar no banheiro, geralmente se acende a luz, e algumas pessoas podem não lavar as mãos. O interruptor de luz nesse ambiente pode abrigar estafilococos, que, se entrar no corpo por meio de ferimentos ou mucosas, pode causar infecções sérias, requerendo cuidados médicos.
5. Suporte para papel higiênico
Limpar o porta-rolos é importante porque, após cada descarga, o vaso sanitário se transforma em um aerossol que espalha germes pelo banheiro. Remova o rolo de papel higiênico e borrife o porta-papel com um spray desinfetante para combater os germes. Em seguida, limpe o suporte para eliminar poeira e sujeira. Essas medidas ajudarão a manter a área livre de germes.
6. Porta-escovas de dentes
Guardar a escova de dentes em um porta-escovas repleto de germes não é higiênico. O porta-escovas pode ser altamente contaminado, classificando-se em terceiro lugar em infestações de germes, de acordo com a NSF International.
A maioria dos germes nas escovas de dentes é anaeróbica, ou seja, morrem quando expostos ao oxigênio. Deixar a escova de dentes secar ao ar já ajuda a combater os germes. Contudo, o porta-escovas requer mais cuidados. É recomendável lavá-lo com água quente e sabão uma vez por semana (ou limpá-lo se estiver fixado à parede).
7. Tapetes de banho
Para evitar o crescimento de bactérias e fungos em seus tapetes de banho, lave-os uma vez por semana na máquina de lavar. Não importa se são feitos de borracha ou fibras de carpete revestidas de vinil, retire-os do chão e lave-os separadamente. Use bastante detergente e a temperatura mais alta que o material permitir.
Após a lavagem, certifique-se de secar bem os tapetes antes de colocá-los novamente no banheiro. Para garantir ainda mais a limpeza, esfregue o chão antes de colocar os tapetes de volta no lugar.
8. Bases e puxadores sanitários
Sabemos que limpar o fundo do vaso sanitário não é uma tarefa agradável, mas é uma parte importante da limpeza. Comece usando um spray desinfetante ou vinagre branco não diluído na base do vaso sanitário e esfregue bem, prestando atenção especial às áreas onde a base encontra o chão. Seque com papel toalha ou uma toalha destinada apenas à limpeza.
Além disso, não se esqueça de desinfetar a alça do vaso sanitário com mais frequência, já que as mãos entram em contato com ela antes da lavagem.
9. Cortinas de chuveiro
Cortinas de chuveiro podem atrair mofo e sujeira, mas felizmente são fáceis de limpar. Se for de tecido natural, como cânhamo ou algodão, lave-a em água quente na máquina de lavar. Se houver mofo, adicione um quarto de xícara de alvejante à água.
Para cortinas de vinil ou sintéticas, também use água quente. Quanto aos forros de vinil, esfregue-os com uma mistura de 1 parte de alvejante para 10 partes de água. Limpando-as regularmente, você manterá suas cortinas de chuveiro limpas e livres de mofo.
10. Chuveiros
O chuveiro do banheiro pode ser negligenciado na limpeza semanal, mas você ficará surpreso com a facilidade de limpá-lo. Basta despejar vinagre branco em um saquinho plástico e prendê-lo ao redor do chuveiro. Deixe agir durante a noite e, em seguida, use uma escova de dentes velha para esfregar os resíduos.
Após a limpeza, seu próximo banho pode se assemelhar a uma experiência em uma cachoeira tropical, desde que você tenha uma boa imaginação. Essa simples tarefa deixará seu chuveiro mais limpo e agradável para uso.