Qualquer um que vê a cena, rapidamente se pergunta como as cabras sobem árvores, penhascos quase verticais e até mesmo casas. Não é raro viralizar nas redes sociais um vídeo de uma cabra em algum local muito inusitado.
Geralmente, elas fazem isso em busca de alimento. As cabras que vivem em regiões desérticas, por exemplo, sobrem árvores para pegar alimentos, como frutos, no topo.
“Elas possuem a capacidade de escalar montanhas íngremes e subir em árvores principalmente quando tentam alcançar um alimento desejado, como frutos e folhas”, disse ao portal Tilt Andrea Bueno Ribeiro, professora do curso de medicina veterinária da FMU.
Todas as raças de cabras possuem, em teoria, a capacidade de subir em árvores, paredões e penhascos. Mas na prática nem todas conseguem fazer isso, ainda mais com a domesticação do animal. Muitas vezes eles vivem presos e superalimentados, atingindo um peso muito grande para a escalada.
“Se for uma raça pesada, não vai conseguir subir por causa do peso corporal. Cabras gestantes também não sobem porque são pesadas. Já animais criados em confinamento não aprendem a subir”, disse ao Tilt Aurora Gouveia, professora do curso de veterinária da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais.
As cabras da montanha
Os cascos das cabras possuem uma caixa externa que permite a elas cavar bordas quase invisíveis nas encostas das montanhas. Além disso, no fundo dos cascos das cabras, há almofadas bastante macias que se moldam ao relevo da superfície a ser escalada. Assim, elas conseguem executar a tarefa de escalada de maneira extremamente simples e rápida – algo bastante natural para elas.
O vídeo acima foi utilizado por uma equipe de pesquisadores de biomecânica da Universidade de Calgary. Ryan Lewinson e Darren Stefanyshyn analisaram quadro a quadro do vídeo para entender como a cabra consegue subir paredões tão íngremes.
As análises da dupla foi publicada no periódico Zoology.
“O primeiro aspecto que se destacou como chave para a escalada de cabras de montanha foi que os músculos do pescoço podem desempenhar um papel maior na escalada do que pensávamos originalmente”, disse Lewinson ao The Science Explorer. “Juntos, os músculos do ombro e do pescoço da cabra parecem incrivelmente poderosos”.
Antes disso, os pesquisadores pensavam que o principal ponto de rotação da cabra quando estava subindo era a articulação do ombro. Mas nas análises eles perceberam o uso dos músculos citados anteriormente.
“Tenho certeza de que qualquer pessoa que tenha visto esses animais em ação ficou impressionada com o que eles podem fazer, e provavelmente se perguntou ‘como eles fazem isso?'”, disse Lewinson.
A partir do momento em que as cabras da montanha nascem, elas começam a aprender as habilidades necessárias para a escalada das montanhas. Poucas horas após o nascimento, elas já podem andar. Dentro de alguns dias, elas já sabem escalar rochas. Uma semana após o nascimento, elas já são bastante independentes.
Entretanto, ainda se sabe pouco sobre elas e sua biomecânica.
“Apesar da reputação deste animal como sendo um dos montanhistas mais qualificados da América do Norte, muito pouca pesquisa está disponível para explicar a mecânica de como a cabra da montanha realmente realiza seus movimentos de escalada. Em grande parte, isso se deve ao fato de que seu habitat regular é principalmente inacessível aos seres humanos, tornando os avistamentos raros e o registro de movimentos de escalada naturalistas desafiador”, dizem os pesquisadores no estudo.