Se você anda de moto ou bicicleta, é possível que baseie seus horários, ou equipe-se de capa de chuva e galochas baseado na previsão do tempo. Acompanhar a previsão do tempo é uma boa maneira de se evitar de trabalhar molhado o dia todo. Entretanto, quão precisa é uma previsão do tempo?
Se hoje a previsão do tempo diz que amanhã ficará nublado, mas que não choverá, é muito provável que ela acerte. Mas imagine que você marcou uma festa em uma chácara com piscina e que saber se uma chuva não surpreenderá os convidados. A previsão do tempo diz que nos próximos 9 dias estará sol – ela terá quantas chances de acertar?
Como é feita a previsão do tempo?
Antes de entender o quão precisa é uma previsão do tempo, precisamos entender um pouco sobre como é feita a previsão do tempo.
A previsão do tempo pode ser feita baseado em diversos dados diferentes – que vão desde análises atmosféricas por equipamentos na Terra, até análises de satélites na órbita do planeta. Ela também pode ser feita por diversas organizações. No Brasil, duas das instituições que oferecem a análise de previsão do tempo são o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Mas essas medições e análises também ocorrem por universidades e empresas.
“No Brasil, o INMET administra mais de 750 estações meteorológicas distribuídas entre seus 6 Distritos de Meteorologia, cobrindo todo o território nacional”, diz o site do INMET.
Esses dados são analisados por meio de cartas com as informações atmosféricas e por modelos numéricos, que são basicamente uma série de equações.
“A partir desses dados, são feitas simulações em supercomputadores, que os processam em modelos numéricos desenvolvidos para avaliar como se comportará o tempo num intervalo de até 174 horas à frente”, diz o INMET.
No entanto, as imagens de satélite também são utilizadas para previsões do tempo de curto prazo. Essas imagens podem ser analisadas a cada 10 minutos, a cada hora, ou a casa três horas.
“A previsão do tempo começa com um diagnóstico da situação meteorológica, que é observar a condição da atmosfera em um determinado momento. Essa observação só é possível através da análise de dados coletados por estações meteorológicas espalhadas pelo país. Os dados são justamente o que chamamos de variáveis. E a partir dessa avaliação é possível identificar os sistemas meteorológicos que estão atuando sobre a atmosfera, como ciclones, anticiclones, frentes frias ou frentes quentes, por exemplo”, diz ao G1 o meteorologista Gustavo Escobar, coordenador do Grupo de Previsão de Tempo do Cptec/Inpe.
Mas a interpretação não é tão simples, e nem perfeita.
“A gente recebe a previsão proposta pelos modelos numéricos em forma de gráficos. Cabe, então, ao meteorologista interpretar essas saídas gráficas. É importante destacar, porém, que o modelo numérico não é perfeito. Ele tenta simular todos os processos físicos que acontecem na atmosfera da melhor forma possível, mas ele tem limitações”, explica Escobar.
Quão precisa é uma previsão do tempo?
A meteorologia utiliza supercomputadores porque é extremamente complexa. São diversas forças, fenômenos e variáveis a ser consideradas. O planeta Terra é um sistema extremamente complexo. Por isso são utilizados supercomputadores – megacomputadores com uma enorme capacidade de processamento.
“Lidamos continuamente com incertezas. O meteorologista previsor está sempre tomando decisões. Por isso é tão importante que o trabalho de interpretação seja feito em grupo, e com meteorologistas experientes, que vão levar em consideração aspectos da geografia, clima e vegetação de cada região”, diz Escobar ao G1.
Conforme já citado, o INMET diz, os seus modelos numéricos verificam o comportamento do tempo em um intervalo de 174 horas, que dá 7 dias e um quarto de dia.
Um dos alvos de estudos da teoria do caos é a meteorologia, já que o tempo é um ambiente bastante caótico e imprevisível. Por isso, prever o tempo é uma tarefa muito difícil.
Os meteorologistas tentam prever o tempo no futuro baseados em como o tempo está se comportando agora. Portanto, quanto maior o intervalo de tempo que tenta se prever, mais difícil é a tarefa.
Ou seja, se você se pergunta o quão precisa é uma previsão do tempo de 10 dias, a resposta é: muito pouco. O correto é acompanhar a previsão do tempo todos os dias, pois ela pode mudar radicalmente de uma hora para outra.