Restos de lendários caças da Segunda Guerra são encontrados na Ucrânia

Há algum tempo circulam lendas entre os moradores locais sobre a existência de aeronaves soterradas. Agora, essas lendas foram confirmadas como verdadeiras.

Felipe Miranda
Os caça Hawker Hurricane estão entre os mais famosos da Segunda Guerra. Imagem: Museu Estadual de Aviação Oleg Antonov

Quase 80 anos atrás, durante a Segunda Guerra, voavam pelos céus de toda a Europa o famoso caça britânico Hawker Hurricane. Em meio um ambiente extremamente conflituoso, era comum que alguns aviões caíssem. Recentemente, um grupo encontrou oito caças Hawker Hurricane.

A descoberta foi realizada após a descoberta de uma bomba datada da Segunda Guerra Mundial nas proximidades do local. Após encontrar a bomba que não ativou durante a guerra, a equipe decidiu realizar uma varredura pelos arredores do barranco. Assim, os detectores de metal encontraram os caças enterrados.

“Este avião é muito raro de encontrar na Ucrânia. Isso é muito importante para a história da nossa aviação e da aviação mundial, porque nenhuma aeronave Lend-Lease foi encontrada aqui antes”, disse Oleks Shtan em um comunicado do Museu de Aviação Estatal Oleg Antonov, em Kiev, na Ucrânia. Oleks Shtan é um piloto de aviação civil e liderou a escavação.

À BBC, Shtan diz: “O Hurricane era uma máquina forte e fácil de pilotar”, diz Shtan. “Era estável como uma plataforma de armas e adequada para pilotos inexperientes. Uma aeronave confiável”.

357034356 833414168150517 6724790099532416162 n 1688554334 1
Só sobraram restos dos aviões. Imagem: Museu Estadual de Aviação Oleg Antonov

A Segunda Guerra Mundial e os Aliados

Hoje, a Ucrânia e a Rússia estão em guerra, mas já formaram, junto dezenas de outros países, uma única república, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), ou simplesmente União Soviética.

Antes da União Soviética virar o maior inimigo do mundo ocidental, foi aliada dos Estados Unidos, Inglaterra e outros diversos países durante a Segunda Guerra Mundial no combate ao Eixo, composto principalmente pela Alemanha Nazista, Itália e Japão. ]

Financiados pelos Estados Unidos, uma grande quantidade dos Hurricane foi enviada pelo Reino Unido à União Soviética após a invasão do território soviético por Hitler, em 1941 – cerca de 3 mil unidades entre 1941 e 1944.

“Os Hurricane são um símbolo da assistência britânica durante os anos da Segunda Guerra Mundial, assim como apreciamos muito a assistência britânica hoje em dia”, diz à BBC Valerii Romanenko, chefe de pesquisa do Museu Nacional de Aviação da Ucrânia. “O Reino Unido é um dos maiores fornecedores de equipamentos militares para o nosso país agora”, diz.

“Em 1941, a Grã-Bretanha foi a primeira a fornecer aviões de combate para a União Soviética em grande escala. Agora, o Reino Unido é o primeiro país que dá mísseis de cruzeiro Storm Shadow às nossas forças armadas”, explica Romanenko.

A maior parte dos Hurricane foram perdidos em batalha ou, mais tarde, aposentados e sucateados com o tempo, já que com o rápido desenvolvimento militar durante a guerra, ao término do conflito, a importante aeronave já era obsoleta.

Acredita-se que hoje existam penas 14 Hurricane voáveis no mundo.

357137423 833413931483874 5763663517732592317 n 1688554341 1
Números de série ainda legíveis. Imagem: Museu Estadual de Aviação Oleg Antonov

Burlando o empréstimo

Há uma explicação para as aeronaves estarem enterradas. Obviamente, os Estados Unidos não são bonzinhos que saíram doando equipamentos militares aos aliados. Eles enriqueceram muito com a guerra. Isso quer dizer, que os aviões eram empréstimos, e deviam ser pagos mais tarde.

No entanto, o programa Lend-Lease, por meio do qual equipamentos militares foram fornecidos a diversos países aliados, determinava que fossem pagos qualquer equipamentos militares fornecidos que permanecessem intactos ao final da guerra.

Então, as aeronaves e outros equipamentos militares fornecidos no âmbito do Lend-Lease que sobraram foram desmontadas e escondidas – o que é o caso dos oito Hurricane recém encontrados na Ucrânia.

Antes de soterrá-los, no entanto, os instrumentos, rádios, metralhadoras e outras peças úteis foram tiradas e, provavelmente, reaproveitadas, pois já não estavam no avião.

Compartilhar