Estátuas descobertas na Espanha mudam tudo o que sabemos sobre a Antiquidade

Damares Alves
Imagem: Samuel Sanchez/El País via CSIC

Escavação arqueológica em Badajoz, sudoeste de Espanha, reescreveu o que sabemos sobre a cultura ibérica pré-romana. A descoberta de cinco bustos de pedra datados do século V AEC mostra que os antigos habitantes da área, os tartessianos, eram uma civilização sofisticada que rivalizava com as da Grécia e da Etrúria.

Os tartessianos são uma civilização enigmática, geralmente considerada uma das mais antigas da Europa Ocidental. No entanto, as evidências físicas da cultura têm sido escassas e sua história é conhecida principalmente a partir de referências de escritores gregos e romanos.

A revolução na arqueologia

A descoberta dos cinco bustos de pedra no sítio arqueológico Casas de Turuñuelo representa uma mudança significativa na compreensão da cultura tartessiana. Segundo Sebastián Celestino, pesquisador do Instituto de Arqueologia de Mérida e codiretor do projeto, essa descoberta quebra o paradigma de que os tartessianos não tinham representação figurativa ou antropomórfica.

As estátuas, quase em tamanho real, já estão ajudando a preencher lacunas sobre a vida tartessiana. Algumas delas apresentam detalhes como brincos e cabelos trançados, evidenciando uma cultura altamente sofisticada e artística.

Implicações políticas e econômicas

Os cinco bustos foram encontrados juntos em uma única sala dentro do edifício Casas de Turuñuelo, um enorme edifício de dois andares de 2.500 anos. Com base nos artefatos encontrados no local, os pesquisadores sugerem que esta sala pode ter atuado como um centro econômico e político para a área local.

Curiosamente, os bustos podem ter sido preservados graças à destruição intencional do edifício em que foram encontrados. Há cerca de 2.500 anos, o local foi queimado, enterrado e abandonado após uma enorme festa e sacrifício público maciço de mais de 50 animais. A camada de argila usada para enterrar as evidências pode ter protegido as estátuas contra a erosão do solo e dos elementos.

Reavaliando a cultura tartessiana

A descoberta desses cinco bustos muda a maneira como a cultura tartessiana deve ser vista. Longe de ser uma civilização pouco sofisticada, sem representações humanas, os tartessianos podem agora ser considerados uma cultura tão altamente sofisticada e artística quanto qualquer outra de seu tempo.

Compartilhar