Há lagos muito rasos, onde podemos até mesmo andar. Há, também, lagos maiores e mais profundos, onde barcos de pesca e transporte podem navegar. Mas quais são os lagos mais profundos do mundo? Alguns lagos impressionam e são verdadeiros mares de água doce (mas ainda há um de água salgada).
Os lagos mais profundos do mundo
1. Lago Baikal, na Sibéria
Este é o lago mais profundo do mundo. Mas seu título não para aí. Situado na fenda continental mais sismicamente ativa do mundo, o lago ainda é o mais antigo do mundo e o maior lago em termos de volume de água do planeta.
Com uma idade que gira em torno dos 25 milhões de anos, o lago tem o tamanho da Bélgica. Seu ponto mais fundo possui uma profundidade de 1642 metros. Ele possui 20% da água doce não congelada do mundo e 3700 espécies, entre animais e vegetais. Além disso, 80% dessas espécies são endêmicas do lago, ou seja, não ocorrem em nenhum outro local do mundo.
O lago abriga, por exemplo, a foca-da-sibéria, ou nerpa, a única foca de água doce do mundo.
Por esses tantos motivos, o Lago Baikal é um Patrimônio Mundial da UNESCO.
2. Lago Tanganica, na África
O Lago Tanganica fica na África e é partilhado pela Tanzânia, República Democrática do Congo, Burundi e Zâmbia. Com uma área de 32.900 km², é o segundo maior lago da África, mas é o mais profundo do continente. No mundo, ele só perde em profundidade para o lago Baikal. O Lago Tanganica possui 1470 metros de profundidade.
Ele também é muito antigo e, portanto, mais de 50% das mais de duas mil espécies que ocorrem nele são endêmicas, ou seja, só ocorrem por ali.
Mais de um milhão de pessoas vivem ao redor do lago, sendo os peixes dele parte importante de proteína da dieta dessas pessoas. No entanto, a pesca comercial causou uma grande diminuição na variedade e na população de peixes habitantes do lago.
3. Mar Cáspio, na Europa e Ásia
O Mar Cáspio é o maior corpo de água fechado do planeta. Por não ter saída, ele é um lago de água salgada, já que nos últimos 5,5 milhões de anos, desde que surgiu, todos os minerais extraídos pela água se mantivera, ali. Assim, a sua água ficou salgada como a água do mar.
O Mar Cáspio é compartilhado por Azerbaijão, Irã, Cazaquistão, Rússia e Turcomenistão e é rico em petróleo e gás natural – commodities extraídas em grandes quantidades pelas costas do imenso lago de água salgada.
Seu ponto mais profundo possui 1.025 metros de profundidade, marcando seu lugar e terceiro entre os lagos mais profundos do mundo.
4. Lago Vostok, na Antártida
O Lago Vostok é um tanto peculiar. Ele não é um simples lago – é uma massa de água subglacial. Isso significa que ele fica abaixo do gelo, na Antartica. Abaixo de 4 km de gelo, o lago mantém um enorme depósito de água em estado líquido.
Os lagos subglaciais foram teorizados ainda no século XIX, e a evidência deles, começaram a surgir no início da segunda metade do século XX. A descoberta do lago foi confirmada oficialmente em 1996 e leva o nome da estação russa de Vostok, que localiza-se acima. Após 20 anos de escavações, em 2012, cientistas russos conseguiram contato com o lago.
Hoje já conhecemos outros lagos subglaciais, que podem estar conectados por meio de rios subglaciais.
Com 900 metros de profundidade, o intocado Lago Vostok é o quarto mais profundo do planeta.
5. Lago O’Higgins/San Martín, entre Chile e Argentina
O lago exemplifica uma famosa briga – a briga entre chilenos e argentinos, que são eternos inimigos. Ele é conhecido como Lago O’Higgins pelos chilenos e Lago San Martín pelo lado argentino, e é compartilhado pelos dois países.
O quinto entre os lagos mais profundos do mundo possui 836 metros de profundidade e é alimentado pelas geleiras geleiras O’Higgins.