A força da gravidade na Terra é o que mantém nossos pés, carros, construções e qualquer outro objeto preso no solo. É o que nos permite andar livremente por aí e também é o que faz com que objetos cotidianos, como espelhos, celulares, entre outros caiam no chão.
Essa força é descrita a partir da taxa descendente de aceleração da gravidade, que sempre fica direcionada ao centro da Terra, onde boa parte da sua massa está concentrada.
Neste artigo, você saberá qual é a força da gravidade na Terra e como ela varia dependendo do lugar.
A força da gravidade na Terra
Atualmente, a força da gravidade na Terra não tem um valor totalmente exato, por isso é considerado apenas a sua média, sendo ela um valor aproximado da força.
Sendo assim, a força da gravidade na Terra é igual a 9,81 m/s². Isso significa que, se um objeto cair próximo a superfície terrestre, a sua velocidade aumentará entre 9,81 metros por segundo a cada segundo que a queda durar.
Além disso, um fato interessante sobre a força da gravidade na Terra é que ela se estende por uma distância de 4,5 bilhões de anos-luz. Para muitos, esse fato parece estranho ou no mínimo contra-intuitivo.
Mas, isso acontece porque a Terra existe a 4,5 bilhões de anos-luz, e como a força da gravidade na Terra viaja na velocidade da luz, isso indica que ela já se deslocou a uma distância de 4,5 bilhões de anos-luz.
Outro fato interessante é que apesar da gravidade diminuir conforme se distancia da Terra, ela nunca chega a zero. Ela poderia somente ficar indetectável caso você tente medir a distância dela estando a mais de 4,5 bilhões de anos-luz de distância. Mas, se existisse tecnologia sensível o suficiente, seria possível medí-la mesmo a essa distância.
As variações dessa força
A força da gravidade na Terra pode sofrer diversas variações dependendo do local em que ela é medida. Sendo assim, podemos dizer que a força da gravidade não é igual em todo o planeta.
Assim, existem regiões onde a gravidade pode ser menor ou maior no planeta. Por exemplo, a montanha Nevado Huascarán, que fica no Peru, registra a menor gravidade da Terra, ficando em 9,76m/m².
Por outro lado, a região com a maior força gravitacional é a superfície do Oceano Ártico, que hoje conta com uma medida de 9,83 m/s².
Além disso, é preciso considerar que, quanto mais distante se está do centro da Terra, mais fraca será a força gravitacional. Geralmente lugares mais altos, como as montanhas, possuem uma gravidade mais baixa.
A única forma de manter a gravidade uniforme seria se a Terra não girasse. Esse movimento sozinho já impacta bastante como a força da gravidade pode ser sentida em diferentes lugares.
Outra forma de manter a força uniforme é caso a Terra tivesse sua massa espalhada de forma equilibrada por todo o planeta. Na prática sabemos que isso não acontece, porque a Terra tem diversas saliências e rachaduras que impedem uma distribuição uniforme de massa.
Apenas nesses dois cenários que a força da gravidade na Terra poderia seguir em nível uniforme por todo o planeta.