Alguns países árabes, como Catar, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, são conhecidos em todo o mundo por suas esplendorosas e belas megaconstruções faraônicas. O dinheiro proveniente do petróleo enriqueceu rapidamente a região, principalmente alguns poucos príncipes e outras pessoas influentes, possibilitando, assim, essa ostentação.
A Arábia Saudita realizou uma competição internacional para a construção de um grande aeroporto – um dos maiores do mundo. O vencedor foi uma empresa britânica que atua nos ramos de arquitetura e engenharia, chamada Foster + Partners.
Com as construções e diversos pontos turísticos, principalmente artificiais, a Arábia Saudita desenvolve-se como um destino turístico do ocidente. Então o aeroporto entra um pouco nesse contexto.
O Aeroporto Internacional Rei Salman será construído em Riade, capital da Arábia Saudita. A construção e o posterior funcionamento do aeroporto devem colocar Riade entre os centros logísticos globais, além de estimular o transporte, o comércio e o turismo entre o país árabe e o resto do mundo.
Eles não buscam o título de maior aeroporto do mundo, nem algo assim. O maior aeroporto do mundo já é saudita: o Aeroporto Internacional Rei Fahd, localizado na cidade de Dammam. A intenção é, na verdade, tornar-se um centro cultural, de turismo, logístico e comercial. Estão artificialmente tentando elevar sua importância para o mundo, buscando uma conexão entre o ocidente e o oriente.
“Eu já vi países mudarem antes, mas acho que nunca vi nada parecido com a mudança que está ocorrendo na Arábia Saudita. Não é como a queda da Europa soviética, nem a agitação recentemente testemunhada no Sri Lanka. A mudança da Arábia Saudita é deliberada, profunda e dramática”, disse Richard Quest, da CNN, durante uma visita em outra ocasião.
“Este desenvolvimento visionário desempenhará um papel importante na formação da cidade em um centro global de criatividade e inovação”, disse Seif A. Bahaa Eldin, sócio sênior da Foster + Partners em um comunicado divulgado pela empresa.
O aeroporto, que será construído sobre o atual Aeroporto Internacional Rei Khalid, terá uma área de cerca de 57 quilômetros quadrados, e permitirá seis pistas paralelas. Além disso, serão construídas instalações de apoio em uma área de 12 quilômetros quadrados, compostas por instalações residenciais, recreativas, lojas etc.
O aeroporto deve permitir, conforme previsões, que passem por lá 185 milhões de passageiros até o ano de 2050. As intenções são de, até o ano de 2030, alcançar a marca de 120 milhões de passageiros por ano. Além disso, até 2050 eles pretendem atingir a marca de 3,5 milhões de toneladas transportadas ao ano. Para efeitos de comparação, um dos aeroportos mais movimentados do mundo é o Aeroporto Internacional de Paris, onde passam cerca de 76 milhões de passageiros por ano.
“Olhando para o futuro, o novo Aeroporto Internacional Rei Salman reimagina o terminal tradicional como um único circuito de saguão, servido por várias entradas”, disse Luke Fox, chefe de estúdio da Foster + Partners no comunicado. “O terminal é muito do seu lugar e conecta os passageiros às experiências sensoriais da cidade, com elementos naturais, luz temperada e instalações de última geração”.
A empresa ainda destaca que a intenção é criar um aeroporto sustentável: “Com a sustentabilidade em seu núcleo, o novo aeroporto alcançará a certificação LEED Platinum, incorporando iniciativas verdes de ponta em seu design e será alimentado por energia renovável”, explica o comunicado. A ideia é que seja um aeroporto alimentado por energia renovável.
O aeroporto conta com uma tentativa de integrar suas diferentes sessões, fundindo interior e exterior com uma série de inciativas verdes em seu design. Além disso, eles querem ser um símbolo da ecologia e sustentabilidade; a construção será equipada até mesmo com ciclovias.