6 sociedades secretas que você provavelmente desconhece

Felipe Miranda
Franklin Delano Roosevelt fazia parte da Ordem Independente dos Odd Fellows.

As sociedades secretas são parte da ficção e da realidade. Atingindo o pico entre os séculos XVIII e XIX, as sociedades secretas são grupos restritos para pessoas com algum interesse em comum — político, econômico, religioso, militar, científico ou até mesmo algum tipo de hobby.

“Essas sociedades foram as incubadoras da democracia, da ciência moderna e da religião ecumênica. Eles elegeram seus próprios líderes e redigiram constituições para governar suas operações. Não foi por acaso que Voltaire, George Washington e Ben Franklin foram todos membros ativos”, disse o jornalista Noah Shachtman em uma matéria publicada na revista Wired.

Muitas dessas sociedades secretas seguem moldes da Maçonaria e outras organizações fraternas. Elas desenvolvem atividades filantrópicas e juntam pessoas com interessem em comum. Nem todas as Ordens possuem interesses obscuros, como muitas vezes é tido no imaginário popular.

As sociedades secretas

A Ordem Benevolente e Protetora Aprimorada dos Alces do Mundo

A ordem fundada em Cincinnati, Ohio, nos Estados Unidos, em 1899. Dois homens negros a criaram após a recusa na admissão de ambos na Ordem Benelovente e Protetora dos Alces do Mundo. A Ordem Benevolente e Protetora Aprimorada dos Alces do Mundo possui, hoje, 500 mil membros de 1500 lojas espalhadas pelo mundo. E lamento te decepcionar, mas a ordem não é um grupo ambiental que luta contra a extinção dos alces. Mas eles têm uma missão nobre. A ordem segue um modelo um tanto parecido com o da maçonaria e utiliza bastante da filantropia, patrocinando bolsas de estudos e atividades comunitárias pelo mundo.

Ordem de Orange

sociedades secretas
Membros da Ordem de Orange. Imagem: Helenalex / Wikimedia Commons

A Ordem Orange ou A Grande Loja de Orange foi fundada na Irlanda do Norte e hoje opera na Irlanda e na Inglaterra. Fundada em 1785, a ordem que recebe, como tributo, o nome do Príncipe William III, o Príncipe de Orange, foi criada com o objetivo de proteger os protestantes – movimento religioso surgido no século XVI na Europa que defendia uma leitura do cristianismo diferente da Católica.

A Ordem de Orange, no entanto, é um tanto polêmica, pois liga-se ao nacionalismo Irlandês e frequentemente realiza atos anti-católicos, embora a própria ordem diga que eles não fomentam intolerância e que são uma força positiva.

A Ordem Independente dos Odd Fellows

Há mais de uma história sobre seu surgimento. A primeira diz que quando o então príncipe George IV teve como negado o pedido da entrada de um parente seu à maçonaria sem participar de todo o ritual e processo de entrada, ele deixou a ordem maçom e, então, fundou a ordem. Outro mito de fundação remonta ao ano de 1066. Alguns de seus membros foram Charlie Chaplin, Winston Churchill e Franklin & Eleanor Roosevelt.

Knights of Pythias

Em 1864, Justus H. Rathbone, funcionário do governo dos Estados Unidos, fundou a ordem Knights of Pythias. Os Estados Unidos passavam pela Guerra Civil, e Rathbone achou que faltava alguma organização que praticasse o “amor fraterno”. A ordem possui, hoje, mais de 2 mil lojas e dezenas de milhares de membros. Eles são parceiros dos Escoteiros da América.

Antiga Ordem dos Trabalhadores Unidos

A Ancient Order of United Workmen, ou Antiga Ordem dos Trabalhadores Unidos, em tradução livre, surgiu em 1868 como uma sociedade de benefícios nos Estados Unidos. A ordem não existe mais, mas influenciou outras sociedades a adicionar seguros e benefícios em suas constituições e ajudou milhares de trabalhadores.

Molly Maguires

The Strike in the Coal Mines Meeting of Molly MGuire Men.pdf
Ilustração intitulada ‘The Strike in the Coal Mines – Meeting of Molly Maguires’.

Os Molly Maguires foram uma sociedade secreta surgida na Irlanda no século XIX. Eles eram ativistas pelos mineradores de carvão, mas praticavam atos muito violentos. Em 1870, 24 capatazes e supervisores das minas foram assassinados pelos Molly Maguires. O grupo foi desfeito após as mineradoras contratarem a Agência de Detetives Pinkerton para investigá-los. Vinte membros do grupo foram condenados ao enforcamento.

Compartilhar