Os países que mais produzem pera encontram-se em quatro continentes, mas, em termos de proporção, a Ásia abarca uma parcela muito maior: 77% da produção mundial, com 17 milhões de toneladas, seguida pela Europa, com 12.2% do total (2.8 milhões de toneladas).
A pera começou a ser cultivada na China há muito tempo, em torno de 2.000 AEC, mas se popularizou através do mundo por seu gosto.
Países que mais produzem pera
1. China
A China é um dos países que mais produzem peras. Na verdade, em termos estatísticos, mais de 50% da produção mundial se origina nesse país. As principais províncias na produção são Hebei, Xinjiang, Henan, Liaoning, Anhui, Shandong e Shaanxi.
2. Itália
O segundo maior produtor, de acordo com a FAO Statistical Database. Na Itália, a região Emilia-Romagna é a principal área de cultivo de pera.
3. Estados Unidos
O terceiro dentre os países que mais produzem pera. As regiões de cultivo se concentram principalmente na Califórnia, Oregon e Washington.
4. Argentina
Geograficamente, a produção de pera na Argentina se concentra principalmente nas províncias do Rio negro e Neuquén, com mais de 80% da produção nacional se originando dessas áreas.
5. Turquia
O quinto maior produtor no ano de 2020. As províncias Hatay e Mardin são algumas das áreas de cultivo de pera no país.
6. África do Sul
O maior país na região em termos de produção de peras. Geograficamente, o Cabo Ocidental é a região onde mais se cultiva pera no país.
7. Holanda
O sétimo dentre os países que mais produzem pera, e o maior na Europa, ao lado da Itália. Geneticamente, a pera Conference é a mais popular nesse país.
8. Bélgica
Na Bélgica, parte da produção se localiza em Sint-Truiden.
9. Espanha
O nono país na lista, com produção de 323.730 toneladas em 2020. Pera de Jumilla, Pera de lleida e Peras de Rincon de Soto são algumas das variantes populares no país.
10. Índia
A Índia também é um dos países que mais produzem pera no mundo. Os estados de Jammu e Caxemira, Punjab e Uttarakhand são os que possuem a maior produção no país quando comparados a outras áreas.