Tudo para provar que Neil deGrasse Tyson estava errado. E o canal Manual do Mundo tirou a contraprova: realmente, eles planam!
Não há muitas pessoas que se prenderam voluntariamente em um helicóptero despencando, mas, aparentemente quando você realmente ama a ciência, você tem que fazer o que for preciso para demonstrar as leis da física.
Ou, pelo menos, essa é a desculpa de Destin Sandlin, do canal do YouTube Smarter Every Day, quando ele coloca sua vida na linha de frente para provar que o famoso cientista Neil deGrasse Tyson estava errado.
Toda a experiência foi inspirada por um tweet de deGrasse Tyson sobre como caem os helicópteros:
Neil deGrasse Tyson: “@chucknicecomic Para sua informação: um avião que tem uma falha no motor é um planador. Um helicóptero que tenha uma falha no motor cai com um tijolo”.
Para aqueles que não estão familiarizados com o Smarter Every Day, acontece que Destin é simplesmente um especialista em helicópteros, e ele tinha certeza que a afirmação de deGrasse Tyson não era verdade — helicópteros não caem como tijolos.
Na verdade, ele estava tão confiante sobre isso que ele estava disposto a entrar em um helicóptero e cortar o motor no ar, apenas para provar que ele iria deslizar, graças a uma técnica conhecida como autorrotação.
Nós não queremos dar o final aqui, mas, como você pode ter adivinhado pelo fato de que Destin sobreviveu para fazer upload deste vídeo, ele estava certo.
A experiência inteira é uma séria e bonita demonstração da ciência, e quanto à paisagem da região do Lago Widgeon na Colúmbia Britânica, no Canadá, é impressionante, a física é realmente algo digno de aplauso.
Então, como exatamente um helicóptero — que não é a coisa mais aerodinâmica — desliza uma quando o motor é cortado? Para ser justo, se as pás apenas pararem de girar, como fazem quando há uma falha no motor, o helicóptero cairia como um tijolo, de modo que deGrasse Tyson tem um pouco de razão.
Mas os pilotos de helicóptero usam a física para impedir que isso aconteça, que é onde a autorrotação entra. Quando o motor está funcionando e as lâminas estão girando como deveriam, elas funcionam como um grande ventilador, soprando ar e mantendo o helicóptero pairando, explica Destin.
Se o motor parar, o helicóptero começa a cair, e isso muda a direção que o ar sopra através dos rotores. Mas, assim como um ventilador acionado pode criar movimento de ar, movimento de ar também pode criar movimento em uma hélice (ou pás, como são chamadas as hélices dos helicópteros), como faz com uma hélice de cata-vento ao ser soprada.
Então, o que os pilotos precisam fazer é mudar o “pitch” de suas lâminas, usando um controle conhecido como coletivo, para encurvá-las da maneira certa para que elas continuem girando enquanto o helicóptero cai gradualmente. Isso faz a aeronave pousar lentamente e suavemente, mudando efetivamente as lâminas de um ventilador para as de um cata-vento.
Não é tão fácil como parece, porque se você mudar o passo muito rápido, você pode fazer os rotores girarem muito rapidamente e quebrar coisas (Olá, tijolo caindo!), mas com alguma sutil manobra para reclinar o coletivo, os pilotos podem ter um surpreendente controle sobre sua aeronave caindo, como prova Destin, literalmente entrando em um helicóptero que terá desligado o motor desligado em pleno voo.
Você precisa ver a queda em ação nos vídeos abaixo para entender o quanto isso é legal e apreciar a física em ação — e você também não vai quer perder a resposta de deGrasse Tyson quando ele é desmascarado. Vamos ao primeiro vídeo, mas não se esqueça de ativar as legendas em português, caso queira, no ícone da engrenagem.
Outro canal que abordou o esse mesmo tema foi o canal Manual do Mundo no Youtube. No vídeo dele, que pode ser assistido abaixo, Iberê Tenório e sua fiel escudeira e esposa Mari Fulfaro entram em um helicóptero e sobrevoam São Paulo, com o motor ligado — isso é importante ressaltar. Porém, antes de pedirem ao comandante Willians Miranda Coelho para deligar o motor e fazer o helicóptero planar, eles mostram algumas noções básicas sobre o funcionamento de uma máquina dessas.
Vale a pena conferir o vídeo: