Menir de 3.500 anos descoberto em Mahbubabad, na Índia

Milena Elísios
Imagem: The Hindu

Um menir de 3 metros de altura foi encontrado na beira da estrada de Ellarigudem, uma aldeia de Beechrajupally, vila de Maripeda Mandal, na região de Mahabubbad, na Índia.

O arqueólogo Dr. E. Sivanagi Reddy relatou que o menir foi notado durante sua pesquisa de vestígios arqueológicos e patrimoniais em Maripeda Mandal sob o programa ‘Preserve Heritage for Posterity’.

“O menir tem 3 metros de altura e 1,5 de diâmetro, enterrado a 1,5 metros de profundidade. Foi erguido na memória de um morto,” segundo o Dr. E. Sivanagi Reddy.

O ex-diretor do levantamento geológico da Índia (GSI) Dr. K Mahender Reddy disse que o menir é feito de pedra de granito Leuco (resistente e compreende minerais máficos quase insignificantes).

O arqueólogo Dr. Sivanagi Reddy (à direita) e o Dr. Shyamsundar Rao, responsáveis ​​pelo projeto Buddhavanam, que acompanhava o primeiro, estão ao lado do menir encontrado no distrito de Mahbubabad.  — Imagem DC
Os arqueólogos Dr. Sivanagi Reddy (à direita) e DR Shyamsundar Rao ao lado do menir encontrado no distrito de Mahbubabad. Imagem: The Hindu

O menir pertence ao período megalítico e sua peculiaridade reside na sua cor branca.

O Dr. Sivanagi Reddy sensibilizou a comunidade local sobre o significado arqueológico do menir e exortou-os a preservá-lo, organizando uma barricada em torno dele, juntamente com uma placa gravada com detalhes históricos.

O que é um menir?

Menir, ou megalítico, é uma grande pedra vertical feita pela humanidade em algum momento específico na história. Acredita-se que os praticantes da fé megalítica viajavam pelo mar, pois a maioria dos menires está localizada em costas, ilhas e penínsulas. Eles são amplamente distribuídos pela Europa, África e Ásia, mas são mais numerosos na Europa Ocidental.

Compartilhar