Por que os asteroides e cometas têm formas estranhas?

Lorena Franqueto
Imagem: AlexAntropov86/Pixabay

Enquanto os planetas e as luas possuem formas quase perfeitamente esféricas, os asteroides e cometas possuem formas estranhas. Os astrônomos já observaram, por exemplo, patos de borracha, panquecas e vários outros formatos ainda mais peculiares.

Segundo a pesquisadora do Laboratório Lunar e Planetário da Universidade do Arizona, Alessondra Springmann, a explicação para este fenômeno está na gravidade. “Se você tem massa suficiente, a gravidade vai dominar sua forma”, disse ela. Quando a estrutura fica grande o suficiente, a força gravitacional atrai tudo igualmente em direção ao centro.

jrSniLCMadEXQpvTWfLAJF 970 80.jpg
A gravidade é a explicação para as formas estranhas dos cometas e asteroides. Na imagem em questão está o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, moldado por processos geológicos. Imagem: Agência Espacial Europeia

No caso dos cometas e asteroides, esses objetos são compostos por restos da formação do Sistema Solar e são pequenos demais para sofrerem influência da ação da gravidade. Dessa forma, é necessário a ação de outras forças e critérios para manutenção e formação desses corpos celestes.

As formas estranhas pelo espaço

O KBO Arrokoth possui o formato de duas panquecas grudadas, por isso, provavelmente asteroide se formou a partir da colisão de dois objetos que antes giravam lentamente um ao redor do outro e, ao final, ficaram juntos.

yqdCMDwjszRVNy39Wfe9DF 970 80
A conformação do Arrokoth, corpo celeste pertencente ao Cinturão de Kuiper e orbita a mais de 6 bilhões de quilômetros do Sol. Crédito da imagem: NASA/JHUAPL

Os asteroides Bennu e Ryugu são bem mais parecido com um diamantes do que redondos e, de acordo com Springmann, esses corpos são maisArrokoth porosos e mantidos por outras forças além da gravidade, como as ligações de Van der Walls. Além disso, os cientistas suspeitam que essa conformação existe graças às mudanças na velocidade de rotação dependendo da absorção ou emissão de radiação.

VpLLHtj7AaZLxfQ9Cjz8QF 970 80
A forma de diamante do Bennu, um asteroide que orbita a cerca de 168 milhões de quilômetros do Sol. Crédito da imagem: NASA/Goddard/Universidade do Arizona.

Além do pequeno tamanho e, por consequência, a baixa influência da gravidade, as formas estranhas dos comentas também acontece devido a sua composição. Os mesmos são feitos de água gelada e outros tipos de gelo, ao se aproximarem do Sol eles sublima. Ou seja, passam do estado de gás automaticamente para o estado líquido, por isso são lançados pelo espaço. “Esses jatos podem formar todos os tipos de estruturas na superfície do cometa”, explicou Springmann

Compartilhar