Recentemente, uma ave roubou a GoPro de um turista no Parque Nacional de Fiordland e ainda registra todo o percurso de fuga. A espécie era dos papagaios da montanha, também chamados de “Kea”. Os mesmos possuem um bico robusto, cores amarelas intensas, voam rápido e são comuns na Nova Zelândia. Além disso, a espécie é conhecida por sua inteligência, curiosidade e brincadeira.
No entanto, esses papagaios amarelados ocupam a Lista Vermelha da IUCN, para espécies ameaçadas de extinção. As aves enfrentam uma série de ameaças, desde espécies invasoras e mudanças climáticas até destruição de habitat e caça. Por isso, sob essa pressão, os cientistas notaram alguns membros desse papagaio migrando para montanhas mais altas, longe das pessoas.
Como a ave roubou a GoPro do turista?
O dono da câmera, Alex Verheul, estava com a sua família passeando pelo parque, na região do Kepler Track, quando perceberam algumas aves diferentes pelo local. Dessa forma, o turista colocou a câmera GoPro numa varanda com a esperança de registras os papagaios, mas foi nesse instante que uma das aves e pegou a câmera em seu bico e voou para longe. O equipamento já estava ligado, portanto, registrou um vídeo de 2 minutos da trajetória do animal.
A filmagem começa com um “Kea” roubando a câmera e, ao final, a ave aparece com pedaços de plástico no bico e ouve-se o grito feliz de um menino “Eu encontrei” ao encontrar a câmera.
Contra todas as probabilidades, a família de Verheul conseguiu rastrear a GoPro. Segundo a própria família: “Nós apenas seguimos o som até lá, podíamos vê-los pendurados em uma árvore, eles obviamente nos ouviram chegando e abandonaram a GoPro”, explicaram. “Meu filho decidiu ir verificar as rochas, onde parecia um bom lugar para uma ave pousar, e a ave estava lá, ainda filmando”, disse Verheul no fim do relato a Seven Sharp.