De acordo com uma pesquisa pré-print realizada com 24.000 proprietários de cães, os que são alimentados uma vez por dia têm menos probabilidade de serem diagnosticados com condições relacionadas à idade do que aqueles alimentados com mais frequência no dia.
De acordo com Matt Kaeberlein da Universidade de Washington em Seattle, os donos de cães devem se ater à sua rotina atual por enquanto. “Com base nos resultados deste estudo, não recomendamos que as pessoas mudem a maneira como alimentam seus cães”.
Em 2019, Matt Kaeberlein ajudou na formação do Projeto de Envelhecimento de Cães, que tem como objetivo investigar as causas genéticas e ambientais do envelhecimento de cães e outros animais, incluindo humanos. A pesquisa incita qualquer proprietário de cão nos Estados Unidos a participar preenchendo uma pesquisa.
A pesquisa
O jejum intermitente retarda o processo de envelhecimento em alguns animais, tais como os ratos. Matt Kaeberlein analisou os dados do projeto para ver se os cães alimentados uma vez por dia eram mais ou menos suscetíveis a serem diagnosticados com condições relacionadas à idade, tais como cânceres e o equivalente canino de demência. Os cães alimentados uma vez por dia tinham uma probabilidade significativamente menor de terem recebido tal diagnóstico na maioria dos casos.
“Na minha opinião, são provas correlatas bastante convincentes”, segundo Matt Kaeberlein. No entanto, ele afirma que o estudo não provou a causa. A correlação poderia ser explicada pela quantidade total de comida consumida por um cão, ao invés da frequência com que ele a consome. Por exemplo, cães alimentados duas vezes por dia ou mais são mais propensos a serem obesos.
Os proprietários serão perguntados quanto seus cães comem e se são obesos, de acordo com a equipe do projeto. Entretanto, de acordo com Kaeberlein, é difícil medir com precisão a ingestão calórica nas pesquisas. A equipe gostaria de conduzir um teste no qual alguns cães são trocados para uma alimentação diária para ver como isso afeta sua saúde.
Ainda não é para mudar a maneira de alimentar o seu cão
“A força do estudo é o grande número de participantes e métodos estatísticos sólidos”, disse Alex German, da Universidade de Liverpool, no Reino Unido. Mas, apesar disso, ele disse que a pesquisa ainda está no início. Ele concorda fortemente que as pessoas não devem mudar a maneira como alimentam seus cães até que mais pesquisas sejam realizadas.
Os cães devem ser alimentados duas vezes ao dia, de acordo com os conselhos atuais de muitas organizações e veterinários. Se mais pesquisas mostrarem que alimentar os cães uma vez por dia é mais saudável, independentemente de quanto eles comem em geral, Matt Kaeberlein prevê que este conselho irá mudar.
De acordo com Matt Kaeberlein, um cão se alimentar apenas uma vez por dia pode ser um benefício devido à sua história evolutiva como caçadores — seus ancestrais, os lobos, muitas vezes ficavam dias sem comer. Ademais, ele acredita que a alimentação restrita ao tempo pode ser benéfica para outros animais, incluindo os humanos.