Peixe-lua de 2 toneladas quase quebra balança de pesagem

Mateus Marchetto
Imagem: Penny_K30 / Pixabay

Pescadores capturaram, no norte da África, um peixe-lua enorme. Os trabalhadores mal tinham ideia do tamanho real do bicho e, após a chegada de pesquisadores, as medições mostraram que o animal tinha mais de 3 metros de comprimento e 2 de largura. Quanto ao peso, ademais, o peixe quase quebrou uma balança de 1 tonelada.

O peixão, apesar de ser de uma espécie comumente gigante, chamou a atenção dos pescadores e mesmo dos biólogos que foram à região para estudá-lo. O problema é que na hora de pesar o peixe-lua, a balança mal aguentou os primeiros momentos com o peso do animal.

Acontece que o peixe era muito mais massivo que o limite da balança utilizada pelos especialistas, de uma tonelada. Assim, o jeito foi calcular. De acordo com a equipe encarregada do animal, ele chegava facilmente às duas toneladas.

uwk7ZNfdKqzTHBhpsW8eJ4

Como mostra o vídeo abaixo, os pescadores e especialistas precisaram içar o animal para pesá-lo. Contudo, o peixe-lua gigante ficou preso em uma cabine embaixo d’água acoplada ao barco, para evitar o estresse e risco para o peixe.

Peixe-lua ainda maior

Apesar das dimensões incríveis deste espécime, os peixes-lua frequentemente podem atingir tamanhos impressionantes. O peixe em questão neste artigo não é nem o maior conhecido, apesar de ser o maior capturado na região. O maior peixe-lua a acabar em registro tinha incríveis 2,3 toneladas.

A espécie, ademais, pertence a um gênero de peixes bastante incomuns em aparência. Estes animais têm, em geral, uma cara atarracada e uma cauda bastante curta e grossa. Suas nadadeiras laterais, contudo, são grandes e fortes para manter a estabilidade na água.

Para completar, o peixe-lua tem uma cara com aparência de inchada e geralmente se alimenta de águas-vivas e grandes quantidades de zooplâncton. A espécie nesse caso é a Mola alexandrini, também chamada de peixe-lua do sul.

Compartilhar