Incrível raia manta preta vista na Grande Barreira de Corais

Mateus Marchetto
Dentre os peixes cartilaginosos, as raias são os únicos que apresentam melanismo. Imagem: bphelan /Pixabay

A pequena Ilha Lady Elliot tem menos de meio quilometro quadrado, mas apresenta uma riqueza impressionante submersa nos seus arredores. A ilha serve de abrigo para os mais variados tipos de raias, inclusive para uma estonteante raia manta preta observada há alguns dias.

As raias mantas são gigantes do mar, podendo chegar a ter mais de uma tonelada e meia. Apesar disso, esses peixões são bastante dóceis e se alimentam de peixes e algas marinhos. Curiosamente, as raias mantas têm uma das maiores taxas de melanismo em peixes: acredita-se que em torno de 10% de todas as raias sejam pretas. Dentre os peixes cartilaginosos, como tubarões e cações, as arraias são as únicas a ter melanismo.

extra large 1627639162 cover image
Raia manta preta fotografada por Jacinta Shackleton. Imagem: Jacinta Shackleton.

Por isso mesmo a bióloga marinha Jacinta Shackleton já observou tantas, e acaba de adicionar mais uma à sua coleção de fotos. De acordo com a pesquisadora, as raias mantas pretas são bastante comuns na Ilha Lady Elliot e essa característica pode variar dependendo da região geográfica. Shackleton afirma, ademais, que quatro das raias mantas mais avistadas na região são pretas.

Essa coloração acontece, como dito antes, por melanismo. Essa condição, por conseguinte, é predominantemente genética e causa uma super produção de melanina na maior parte do corpo. Isso faz com que o animal (o fenômeno ocorre também em mamíferos e outros animais) tenha uma coloração bastante escura, quase totalmente preta.

Raia manta preta não identificada

As raias mantas receberam a classificação de vulneráveis pela lista vermelha da IUCN. Assim, esses animais são monitorados de perto, como outras espécies ameaçadas e vulneráveis. Todavia, Jacinta não conseguiu registrar imagens da barriga da raia manta preta, o que é um problema para a identificação.

“Estou incerta se esse indivíduo é novo para a base de dados pois eu não fotografei sua parte de baixo”, afirma Shackleton ao IFLScience. Isso porque nem todo o corpo da raia manta preta fica, de fato, preto. Algumas manchas – que geralmente aparecem na barriga, podem funcionar como uma impressão digital, única de cada animal.

Outras características, vale ressaltar, como cicatrizes, tamanho e marcas podem auxiliar na identificação do animal.

Pesquisadores ainda não sabem ao certo o que causa taxas tão altas de melanismo nas raias mantas. Todavia, uma pesquisa de 2019 mostrou que a coloração preta não afeta camuflagem ou sobrevivência de uma raia manta preta.

Com informações de IFLScience.

Compartilhar