Um desastroso derramamento de óleo deixou as tartarugas marinhas cobertas de alcatrão. Para seu tratamento, os animais estão recebendo o condimento maionese para limpar seus sistemas digestivos.
Uma sujeira oleosa pode ser limpa com um detergente. Porém, tirar alcatrão dos olhos, gargantas e passagens nasais das tartarugas marinhas fica mais fácil com um ingrediente muito utilizado em sanduíches e que provou ser a melhor opção, após um derramamento de óleo em Israel.
Desastre ecológico
Funcionários do National Sea Turtle Rescue de Israel usaram maionese para tratar 11 tartarugas marinhas verdes ameaçadas de extinção que chegaram à costa cobertas de alcatrão, relata Nicoletta Lanse para a Live Science.
Na semana passada, uma fonte desconhecida originou um grande derramamento de óleo no Mar Mediterrâneo que deixou as praias cobertas por um espesso alcatrão preto.
Ou seja, pelo menos 120 milhas da costa foram afetadas, sendo considerado pela Autoridade de Parques e Natureza de Israel (INPA) um dos desastres ecológicos mais graves que o país enfrentou, segundo Ariel Shalit disse para a Associated Press.
Solução para o tratamento de tartarugas marinhas
Os animais chegaram cheios de alcatrão na traqueia de dentro e de fora, conta Guy Ivgy, assistente médico do Sea Turtle Rescue Center em Michmoret, à Associated Press.
Para ajudar as tartarugas marinhas a liberar seus sistemas digestivos entupidos com óleo cru, os trabalhadores do resgate estão alimentando-as com maionese. Ela quebra o alcatrão e torna mais fácil expeli-lo como cocô, explicou Ivgy.
Concluindo, substâncias gordurosas são utilizadas porque são emulsões, uma mistura de duas substâncias que geralmente não se combinam, como óleo e água, relata a Live Science. Apesar de ser produzida de óleo e água, a maionese é unida por gemas de ovo.
Por sua vez, as gemas contêm moléculas de lecitina que repelem a água de um lado e dissolvem a água do outro. Assim, a lecitina atua como um emulsificante que mistura a água e os óleos. Essa mistura permite a interação com o alcatrão oleoso dentro do trato digestivo da tartaruga, tornando-o mais fino e deixando o óleo cru menos pegajoso e mais fácil de lavar.