Na semana passada, um esquilo de olhos arregalados e embriagado em Minnesota comemorou o feriado de Ação de Graças também. Ele foi visto comendo peras fermentadas e ficando bêbado, relata o Guardian.
Uma moradora de Minnesota, Katy Morlok, encontrou algumas peras velhas enquanto limpava sua geladeira. Como ela gostava de observar os esquilos em seu quintal pela janela ao trabalhar de casa e viu que as peras estavam ‘ok’, Katy colocou as frutas em uma tigela para seus amigos da floresta com cauda espessa, disse ao Fox 9.
Ela observou um esquilo, carinhosamente chamado de “Lil Red”, segurar uma pêra e subir na árvore, animado com seu lanche. Uma hora depois, o esquilo desceu da árvore para uma segunda porção. Mas, dessa vez, Lil Red estava diferente e recuando. Empoleirado na varanda, o esquilo cambaleava vertiginosamente sobre as patas traseiras, com o nariz para o ar e os olhos bem abertos, agarrando-se à borda da tigela para não tombar.
Assista ao vídeo do esquilo embriagado
Então, a moradora se deu conta que as peras estavam tão velhas que provavelmente estavam fermentadas, disse ao Fox 9. Logo ela capturou o esquilo embriagado em vídeo antes de buscas as peras fermentadas, acabando com as festividades de Lil Red.
Com isso, o esquilo viralizou no Twitter, tendo mais de dois milhões de visualizações, relata Isobel van Hagen para Indy 100. Os usuários do Twitter o acharam divertido e identificaram-se com as reações de ressaca. Mas algumas ficaram preocupadas com a segurança e saúde do animal, porém deu tudo certo no final.
Katy Morlok explicou que não foi sua intenção fazer isso, então ela pegou todas as peras e ficou preocupada com ele durante a noite inteira, disse ao Fox 9. De manhã, o esquilo voltou ao seu café da manhã de ressaca e está bem desde então.
LEIA TAMBÉM: Esquilo voador gigante descoberto no Extremo Oriente da Rússia
Pode parecer estranho, entretanto a vida selvagem fica embriagada com frutas em fermentação frequentemente. Em 2011, um alce na Suécia caiu em uma árvore depois de comer muitas maças fermentadas que haviam caído no chão. Os pássaros também comem frutas fermentadas intencionalmente, o que o faz soltar seus gorjeios.
Além dos morcegos participarem de banquetes fermentados, embora sejam conhecidos por lidar bem com o álcool.
A embriaguez nos animais pode ser perigoso
Todavia, os animais não deveriam receber álcool intencionalmente, disse Simon Cowell, chefe executivo da Fundação de Ajuda à Vida Selvagem do Reino Unido, ao Independent.
Ele especula que grandes quantidades de álcool podem causar danos aos órgãos internos dos esquilos. Frequentemente, a equipe trata animais sofrendo com os efeitos do envenenamento por etanol, como cervos que comeram muitas maças fermentadas, e é angustiante ver o sofrimento que isso causa, alerta Cowell.
Muitos morrem dos efeitos. O perigo de vídeos como este é tratá-los como cômicos, já que as pessoas pensam ser engraçada a reação e tentam reproduzi-los. Cowell afirma ser irresponsável achar uma comédia e reproduzir propositalmente com outros animais, e mesmo com o esquilo essas reações, quando na realidade são animais em sofrimento.