O grego antigo Arquimedes de Siracusa descobriu que a água poderia correr morro acima de maneira mecânica, e o dispositivo que fazia isso ficou conhecido por parafuso de Arquimedes. Mesmo na era da eletricidade, esse mecanismo ainda é importante e amplamente utilizado.
O que é o parafuso de Arquimedes
Arquimedes nasceu no século 3 AEC, em Siracusa, na Itália. Ele foi um dos inventores mais importantes de sua época. Ele gostava de resolver problemas. Por esse motivo, o rei pediu que Arquimedes construísse o maior navio possível. Só que esse navio furou, e Arquimedes precisou inventar um dispositivo para remover a água dele. E foi daí que ele projetou o que agora chamamos de parafuso de Arquimedes.
O parafuso de Arquimedes é um mecanismo de elevar a água que consiste em um tubo circular envolvendo uma hélice e inclinado em um ângulo de cerca de 45 graus com a horizontal. Desse modo, sua extremidade inferior fica mergulhada na água e a rotação do dispositivo faz com que a água suba pelo tubo.
Como fazer um parafuso de Arquimedes caseiro
As informações a seguir são do projeto de ciências realizado pela Science Buddies, que ensinou como reproduzir o parafuso de Arquimedes em casa. E é super fácil.
Nessa atividade, você construirá o seu próprio parafuso de Arquimedes mecânico com materiais simples.
Materiais necessários para a construção:
- 1 tubo de PVC (com pelo menos 1 polegada de diâmetro e pelo menos 1 pé de comprimento);
- 1 tubo de vinil transparente (com pelo menos 1/4 polegada de diâmetro e 2 pés de comprimento);
- Fita adesiva;
- Tesoura;
- Dois recipientes para água;
- Dois itens para elevar um dos contêineres, por exemplo, pequenas caixas ou contêineres adicionais;
- Um espaço de trabalho que tolere derramamentos;
- Uma toalha de pano para limpar derramamentos;
- Corante alimentar (opcional).
Como montar o parafuso:
- Prenda uma extremidade do tubo de vinil a extremidade do tubo de PVC com fita adesiva. Certifique-se que a tubulação está aberta (e não bloqueada pela fita);
- Enrole firmemente o tubo ao redor do cano em uma espiral;
- Prenda o tubo à outra extremidade do cano com fita adesiva, novamente tomando cuidado para não bloquear a abertura do tubo;
- Corte com a tesoura qualquer tubo extra;
- Se necessário, use pedaços extras de fita adesiva para espaçar uniformemente o tubo ao longo do comprimento do cano.
Como fazer o experimento funcionar:
Encha um de seus recipientes com água. Opcionalmente, você pode adicionar algum corante para enxergar a água com maior facilidade no tubo.
Depois, eleve o segundo recipiente (vazio) para que ele fique mais alto do que o primeiro.
Em seguida, coloque uma extremidade do parafuso no recipiente de água inferior e alinhe a outra extremidade sobre o recipiente superior.
Agora, gire o parafuso de forma que a extremidade inferior do tubo “colete” água a cada rotação. Ele deve ir e voltar da água para a superfície a cada giro, não ficar submerso todo o tempo.
Atenção: se o tubo não encher de água depois de algumas rotações, você pode estar girando o parafuso na direção errada. Então, continue girando o parafuso e observe enquanto a água sobe para o recipiente superior.
Curiosidade
O desenho do parafuso é tão eficaz que ainda é usado hoje. Por exemplo, é utilizado para elevar o esgoto em estações de tratamento de água e até para que a água suba em alguns parques de diversões.