Durante uma construção de estradas que leva a um aterro em Vinča, foi encontrado um artefato romano sérvio, que, misteriosamente, desapareceu 24 horas depois de ser descoberto.
O artefato romano sérvio recém descoberto foi roubado
O artefato romano sérvio era uma laje de pedra com um texto gravado em latim, e foi descoberto no dia 10 de julho de 2020. Assim que os trabalhadores da estrada de Vinča identificaram o artefato, eles notificaram o Museu Nacional em Belgrado sobre ele, contudo, quando um arqueólogo do museu chegou ao local, o artefato não estava mais lá.
Os arqueólogos, olhando o objeto pelas fotos tiradas, identificaram que ele era um monumento de mármore do início do século II d.C.
Em um lado do objetivo, há dois pés com sandálias esculpidos na pedra, que faz parte da estrutura que anteriormente existia. Do outro, há 15 linhas de um texto em latim sobre a vida de um oficial militar romano de alto escalão. O qual, de acordo com o Museu Nacional de Belgrado, “liderou vários destacamentos militares contra os dacianos e serviu em três legiões. “.
A sérvia, antigamente, fazia parte do império Otomano, até que os eslavos dos Bálcãs chegassem durante o século VI d.C. O artefato poderia trazer novas informações sobre a história da sérvia.
O artefato romano sérvio e sua recuperação
Antes que o artefato romano sérvio desaparecesse, o Museu havia notificado os trabalhadores que o objeto seria levantado com um guindaste e transferido para o Museu Nacional de Belgrado.
Como os arqueólogos já haviam registrado o artefato no museu, foi aberto um processo administrativo para recuperá-lo. Portanto, o caso está sendo considerado um roubo grave.
O mais intrigante é que o objeto é enorme, então, seria necessário vários homens com equipamentos de construção parada para movê-lo de um lugar para outro.
Por este motivo, as autoridades acreditam que uma equipe de criminosos pagou algumas pessoas no local para colocar o objeto em um caminhão. E estas pessoas provavelmente fugiram em seguida.
Contudo, os criminosos parecem ter se assustado com o movimento que o Museu Nacional de Belgrado fez na mídia e deixaram a pedra, pois ela foi encontrada em um outro local poucos dias depois.
Agora, a pedra se encontra no Museu Nacional de Belgrado, em segurança e muito bem cuidada.
Sérvia e o roubo de artefatos
Em 2016 foi publicado um artigo que falava de roubos arqueológicos na sérvia, de autoria de uma equipe de cientistas do Instituto de Arqueologia de Belgrado, Sérvia.
A sérvia possui diversos locais históricos desprotegidos, desde mosteiros medievais a sítios arqueológicos. Desse modo, em um contexto favorável, várias quadrilhas se formaram para comercializar esses objetos.
Diversas escavações arqueológicas ilegais já foram identificadas, e elas oferecem um grande risco para esses os artefatos históricos. Os quais, independentemente de seu tamanho, podem ser muito valiosos.
Com informações do Museu Nacional em Belgrado e Ancient Origins.