Planeta Terra
Vídeo incomum mostra grupo de atuns perseguindo um tubarão-branco
Um drone presenciou uma cena incomum na natureza, pelo menos para os olhos humanos: um grupo de atuns ‘perseguindo’ um grande tubarão-branco ao largo da costa do México.
É possível perceber a ação dos peixes para o grande predador. Eles tentam claramente alcançar o tubarão, que não dá muita atenção a eles.
“Foi muito interessante observar a presa perseguindo o predador. O atum estava seguindo atrás enquanto o grande tubarão-branco estava apenas vagando na água”, disse o cinegrafista Eric Jones.
Às vezes um atum destemido se aproximava da cauda do tubarão-branco e voltava para o grupo cuidadosamente.
Toda essa ação ocorre nos primeiros 16 segundos, após os quais o tubarão continua nadando e os atuns acabam se dispersando.
“Foi incrível ver isso.”
A explicação para a ação incomum (para os humanos) dos animais foi dada pelo Dr. Chris Lowe, professor de biologia marinha e diretor do Shark Lab em Cal State, Long Beach.
“Já ouvi falar de lacaios japoneses, peixes-piloto e rebites que se esfregam contra grandes tubarões brancos perto da Ilha de Guadalupe. Eu acho que se você tem ectoparasitas que causam comichão, não há nada melhor do que esfregar a pele contra um tubarão de areia”, explicou ele.
O cientista observou que tem um casal de mergulhadores extremos conhecidos que já viram fenômenos semelhante, mas não tiveram tempo para tirar uma foto.
Aproveite nossas ofertas imperdíveis
Garimpamos as promoções mais quentes da internet para você economizar no que realmente vale a pena.
VER OFERTAS