Haverá um eclipse lunar este fim de semana, no dia 5 de junho. Esta é o início da segunda temporada de eclipses para 2020. Então, depois deste, terá outro semelhante, batendo o máximo possível para um único ano.
Quando será o eclipse lunar?
Está previsto para o dia 5 de junho, sexta-feira, começando às 17h45, no horário universal (UTC), até às 21h04 UTC.
Atingindo o ápice às 19h26, quando a Lua será 59% imersa na sombra umbral da Terra. Sua duração total será de 3 horas, 18 minutos e 13 segundos.
Para o Brasil, África Ocidental e boa parte da Europa, o eclipse aparecerá assim que a Lua nascer na noite de sexta-feira. Já o restante da África e boa parte da Ásia poderão ver o eclipse em sua totalidade.
Horário do eclipse lunar no Brasil
O Brasil está 3 horas atrasado em relação ao UTC, dessa forma, o eclipse por aqui acontecerá entre 14h45 e 18h04.
Se você está no Brasil e quer aproveitar melhor o eclipse desta semana, o Virtual Telescope Project 2.0 oferecerá uma cobertura ao vivo, começando 45 minutos antes, às 15h ou 12h no Brasil.
O que são eclipses penumbrais?
Os eclipses penumbrais nada tem a ver com a Lua de Sangue. Neste caso, a Lua fura a sombra externa da Terra, sendo possível ver da Terra um leve sombreamento no seu contorno. Além disso, no meio do eclipse o nosso satélite poderá assumir uma outra coloração, bem clarinha.
LEIA TAMBÉM: Animais ficam estranhos durante eclipses solares e lunares
Talvez você nem consiga perceber a mudança na cor da Lua durante o eclipse, por isso deixamos abaixo um comparativo, para mostrar a diferença de tonalidade:
Infelizmente, o melhor lugar para avistar o eclipse fica no meio do mar. Assim, o eclipse virá do sul do Oceano Índico, em direção a costa leste de Madagascar, fazendo com que este local seja o mais interessante para o avistamento.
Um pouco mais sobre os eclipses
Você sabe o que são saroses? Esse é o nome dado ao conjunto de eclipses lunares e solares, que ocorrem a cada 18 anos, 11 dias e 8 horas, o que equivale a quase 223 meses sinódicos.
A cada ano, diversos ciclos saros estão ativos. O eclipse que acontecerá na sexta-feira faz parte do 67 de 71 eclipses lunares. Assim, estamos no saros 111, que começou a ser contado em 10 de junho do ano 830.
VOCÊ PODE GOSTAR: Quatro descobertas astronômicas incríveis feitas pelos gregos antigos
Este saros gerou um eclipse lunar total no dia 4 de agosto de 1533 e terminará com um penumbral raso em 19 de julho de 2092.
Se você é daqueles que não curte muito os eclipses penumbrais, saiba que ano que vem haverá um total. Assim, acontecerá no dia 26 de maio e o segundo, mas parcial, em 19 de novembro.
FONTE / Universe Today