Vespas assassinas foram vistas de maneira inédita nos Estados Unidos e não se sabe como elas chegaram no país. Em um vídeo que recentemente viralizou no YouTube, a vespa assassina aparece atacando um rato e o matando em poucos segundos.
A vespa assassina tem origem asiática, onde foi batizada com nome nome nada agradável como “vespas do inferno”, mas seu nome correto é vespa mandarina. Elas têm o tamanho de um polegar, uma cabeça alaranjada e listrada, e tem um ferrão extremamente pontudo.
De acordo com o Museu de Zoologia da Universidade de Michigan, suas rainhas podem chegar a 5 centímetros de comprimento, enquanto os machos tem entre 3,5 a 3,9 centímetros. Seus ferrões podem ser usados mais de uma vez, e medem até 0,2 polegadas, sendo capazes de injetar uma toxina que pode ser letal em pessoas alérgicas, além de ser muito dolorida.
LEIA TAMBÉM: Abelha de 100 milhões de anos ainda com pólen é descoberta
Vespas assassinas em Washington
O local em que as vespas foram avistadas foi em Washington, onde foi informado pelo jornal The New York Times. Essas vespas matam mais de 50 pessoas no Japão todo ano, sendo muito perigosas para humanos alérgicos ao seu veneno.
Das florestas da Ásia para a América
O lar da vespa mandarina é a Ásia, em áreas montanhosas e cobertas de florestas, no entanto, de alguma maneira desconhecida, elas chegaram na América do Norte.
Entomologistas, cientistas que estudam insetos, estão estudando alguma maneira de controlar a população de vespas invasoras, que pode ser letal para o equilíbrio do ecossistema e para os seres humanos do local.
LEIA TAMBÉM: Vespas aprenderam a reconhecer rostos
Foram registrados dois avistamentos até agora segundo o Departamento de Agricultura do Estado de Washington (WSDA), e eles acreditam que as vespas foram levadas ilegalmente para os EUA e libertadas.
Essas mesmas vespas causaram muito estrago em 2013, quando fizeram diversos ataques na China, ferindo centenas de pessoas, deixando 28 mortos.
A vespa assassina é um predador organizado e letal
Uma das principais vítimas da vespa mandarina são as abelhas europeias, que tem as cabeças brutalmente devoradas pelos seus algozes.
As vespas fazem o que cientistas veem como algo inédito para a espécie: Coordenam precisamente seus ataques contra as colônias de abelhas europeias.
Os ataque são coordenados em três fases, primeiro acontece a caça de uma colmeia, que é marcada quimicamente, depois as vespas partem para o ataque e rasgam as abelhas ao meio ou arrancam suas cabeças, cujos pedaços são levados para alimentação de larvas de filhotes de vespas na colmeia.
Dessa mesma forma, as vespas assassinas matam milhares de abelhas, mesmo estando em uma tremenda desvantagem numérica. Depois que a colmeia é derrotada, as vespas invadem o local e fazem dele sua casa.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR: Em vídeo, formigas constroem ponte suspensa para atacar ninho de vespas
Em um vídeo que viralizou recentemente, uma vespa assassina mata o camundongo em apenas alguns segundos. As imagens aterrorizantes mostram a vespa grudada a uma pequeno rato que tenta a todo custo se libertar, mas a cada oportunidade, a vespa inocula mais veneno nas costas do animal e o paralisa.
Confira o vídeo: