Nova Deli, na Índia é a considerada a capital mais poluída do mundo. Em novembro do ano passado foi registrada uma concentração de 810 microgramas de partículas finas conhecidas como PM2 na cidade indiana. Esta taxa é 32 vezes superior às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas as coisas mudaram em Março deste ano. Com o objetivo de limitar a propagação do coronavírus, medidas de contenção foram tomadas no país.
Dados do Quadro Central de Controle da Poluição mostram que 25 dias depois do início dos confinamentos, a concentração de partículas finas PM2 caiu para cerca de 44 microgramas por metro cúbico de ar. Essa queda nos níveis de poluição do ar é o resultado de uma redução significativa no tráfego rodoviário e da paralisação das obras, bem como do fechamento de 11 das 12 usinas a carvão localizadas em um raio de 300 quilômetros da capital indiana.
LEIA TAMBÉM: Novos estudos mostram que má qualidade do ar realmente está ligada ao autismo
Essas fotos capturadas com alguns meses de diferença dão uma ideia clara do efeito do confinamento na qualidade do ar em Nova Déli.
Com céus mais azuis, a Terra está respirando melhor
No final de março, observações do satélite Sentinel-5P no âmbito do programa Copernicus – um programa europeu de monitoramento da Terra – também havia mostrado uma queda dramática na poluição do ar sobre a Europa desde a contenção.
LEIA TAMBÉM: Redução na poluição está salvando mais vidas que o Coronavírus mata
Dados divulgados mais recentemente mostram que, em algumas cidades, os níveis de dióxido de nitrogênio (NO2) – considerado um bom indicador de pureza do ar – em algumas cidades caíram 45% e 50% em comparação com o mesmo período do ano passado. Para Paris, a queda entre 2019 e 2020 — de 13 de março a 13 de abril.
O Instituto Nacional de Meio Ambiente e Riscos Industriais (Ineris, França), por sua vez, desenvolveu uma ferramenta que permite visualizar previsões diárias das concentrações de dióxido de nitrogênio e partículas finas. Estas previsões são baseadas num modelo de qualidade do ar comprovada, nas previsões meteorológicas do dia e nas seguintes hipóteses no período de contenção : -60% do tráfego rodoviário, -30% das atividades industriais e +20% do aquecimento residencial.
Segundo especialistas, essas reduções espetaculares na poluição do ar mostram quão rapidamente a qualidade do ar poderia melhorar se fossem tomadas medidas para limitar as emissões.
Entretanto, os cientistas também temem que essa redução não seja duradoura. E quando as pessoas voltarem a suas vidas normais, as emissões podem voltar a subir novamente, como já é o caso na China. A maioria das grandes cidades do país retornou a níveis de NO2 comparáveis aos que tinham antes da crise do novo coronavírus.