Planeta Terra
Onça-parda aparece em reserva ambiental no Rio de Janeiro; vídeo
Pela primeira vez uma onça-parda foi filmada na Reserva Biológica Estadual de Araras (Rebio), em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Conforme a administração da reserva, o isolamento social provocado pelo período em quarentena pode ter contribuído com esse avistamento.
A onça-parda é um animal que possui poucos espécimes, sendo um bicho que é muito ameaçado pelo avanço das atividades humanas, que tomam conta de seu habitat natural. Assim, o animal que em alguns lugares é chamado de puma, o segundo maior felino do Brasil, é visto em oportunidades cada vez mais raras.
Onça-parda caiu em “armadilhas” fotográficas
Na Reserva Biológica de Araras, desde 2018 é realizado um monitoramento em relação aos animais. Dessa forma, utilizam equipamentos tecnológicos para fazer os flagrantes. Assim, nesse período, várias espécies foram registradas, incluindo também pacas e cachorros do mato.
De acordo com a administração do local, é possível que o isolamento social causado pelo Novo Coronavírus tenha sido o responsável pela aparição. Ou seja, devido à redução no fluxo de pessoas nas redondezas, esse tipo de animal ficou mais à vontade.
“Acreditamos que este registro só foi possível devido à quarentena, pois é sabido que a redução das atividades humanas no interior e nos limites das Unidades contribui para o aparecimento de animais silvestres”, contou a chefe da Rebio Araras, Isabela Bernardes.
Onde vivem esses animais?
A onça-parda é chamada no Brasil ainda de suçuarana e leão-baio, sendo um mamífero carnívoro. Com isso, os machos podem pesar até 100 quilos, enquanto as fêmeas chegam no máximo aos 64 quilos. Além disso, esses animais costumam viver entre 8 anos e 13 anos.
A onça-parda é considerada o mamífero terrestre com maior distribuição geográfica, já que pode ser encontrada desde o Canadá até o extremo sul do Chile, ou seja, habita praticamente todo o continente americano.
As imagens gravadas no Rio de Janeiro foram feitas à noite, o que é comum, já que esse animal tem hábitos noturnos. Por fim, esse animal sofre muito com a caça, às vezes por retaliação a ataques contra gato ou então por esporte, em alguns territórios praticamente não existem mais exemplares.
Conheça a Reserva de Araras
A Rebio Araras é administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), assim servindo para abrigar e proteger diversas espécies já com poucos exemplares, ameaçadas de extinção ou endêmicas, com uma vasta flora. Além disso, possui 3.862 hectares de Mata Atlântica.
A onça-parda foi registrada em Petrópolis, mas a unidade de preservação se estende até Miguel Pereira. Assim como atua mantendo um espaço para os animais, o local ainda serve para garantir a preservação de ecossistemas e para a segurança hídrica, protegendo 110 nascentes.
Na reserva são liberadas apenas visitas de cunho educacional, bem como a realização de pesquisas científicas, com uma autorização prévia. Além disso, a Rebio Araras se conecta com outras duas unidades de proteção ambiental na serra fluminense.
Aproveite nossas ofertas imperdíveis
Garimpamos as promoções mais quentes da internet para você economizar no que realmente vale a pena.
VER OFERTAS