Um morador da cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, ficou cara a cara com uma sucuri de 8 metros. Aliás, ele gravou a cobra se alimentando de um pouco queixada.
O que impressiona nas imagens é o tamanho do animal. O homem, Juca Ygarapé, afirma que essa não foi a primeira vez em que viu uma sucuri de perto, por isso, sabia como deveria agir.
O encontro do homem com a sucuri de 8 metros
Como dito anteriormente, Juca Ygarapé já teve outros contatos com esse tipo de animal. “Volta e meia encontro répteis desse tamanho, já fiz muita coisa pras TV BBC, Discovery e outros canais de televisão”, explica. Mas, dessa vez o vídeo que mostra a sucuri de 8 metros devorando um pouco foi gravado no ano passado.
O vídeo é curto, com 20 segundos de duração. Assim, logo no começo dá para perceber como o homem realmente ficou próximo da sucuri de 8 metros, em seguida dá para perceber a imponência da cobra. Faz mais de 15 anos que Juca observa a vida selvagem em Bonito, visto que nesse período acompanhou as já citadas equipes de reportagem.
Por falar em sucuri, esse tipo de cobra é conhecida ainda como anaconda, boiçus ou viborões, entre outros. Além disso, a maior do mundo já encontrada tinha 10 metros de comprimento, se essa sucuri de 8 metros localizada em Bonito já era grande, saiba que as cobras adultas de sua espécie chegam até a 9 metros.
A sucuri é uma cobra encontrada em diferentes partes da América do Sul, além do Brasil, também na Colômbia, Equador, Venezuela e no norte da Argentina. Antes de tudo, eles sabem que esse animal só ataca quando está acuado, embora pareça assustador devido ao tamanho que mede.
Juca Ygarapé é cinegrafista e fotógrafo, mas também empresário do turismo, ele realizou esse registro nas águas do Rio Formoso. Essa imagem foi feita a 4 metros de profundidade, junto com o cinegrafista Cristian Dimitrius. Aliás, eles estavam fazendo a captação de imagens para um documentário sobre a vida selvagem e belezas da região.
O Coronavírus mudou a rotina de Bonito
Para quem não sabe, Bonito é uma cidade que tem boa parte da renda concentrada no ecoturismo, sendo uma área conhecida principalmente por rios com águas claras e repletos de peixes. Mas, devido ao Novo Coronavírus, no dia 19 de março o prefeito da cidade anunciou medidas restritivas.
Aliás, o setor de turismo é um dos mais atingidos pela pandemia, já que as viagens se tornaram mais difíceis e complicadas. Assim, com menos visitantes os locais mais visitados de Bonito ficaram vazios.
O famoso Parque Ecológico Rio Formoso é um dos principais alvos dos visitantes que vão até a cidade de Mato Grosso do Sul, oferecendo um diferenciado contato com a natureza. Aliás, se um dia você quiser visitar, saiba que existem 8 corredeiras que podem ser percorridas, num percurso de 1.200 metros com boia cross.