O Papa Gregório IX organizou a Inquisição Pontifícia com o objetivo de reprimir as heresias, com a promulgação de dois documentos, no qual o segundo, o “Licet ad capiendos” de 20 de abril de 1233, que era dirigida aos dominicanos, que passaram a liderar o trabalho de investigação, julgamento, condenação e absolvição dos “hereges”. Este segundo documento instituiu oficialmente a Inquisição como hoje é conhecida.
“Onde quer que lhes [hereges] ocorra pregar, estais facultados, se os pecadores persistirem em defender a heresia apesar das advertências, a privá-los para sempre dos seus benefícios espirituais e a proceder contra eles e todos os outros, sem apelação, solicitando em caso necessário a ajuda das autoridades seculares e vencendo sua oposição, se isto for necessário, por meio de censuras eclesiásticas inapeláveis”.
( Trecho traduzido da “Licet ad capiendos” de 1233, que institui a Inquisição)
Ao longo de seis séculos da era cristã, a Inquisição atuou de forma bárbara, atingindo as esferas políticas, econômicas, sociais e culturais da sociedade cristã. O suspeito de heresia — que eram, em sua maioria, mulheres acusadas de bruxaria — muitas vezes era espionado por agentes designados pelo Santo Ofício antes de ser levado a julgamento. No tribunal, o suspeito era interrogado por três inquisidores, sendo um deles o inquisidor-mor, responsável pela sentença final.
LEIA TAMBÉM: Gatos se unem com segurança aos humanos – talvez até mais do que cães
Os humanos não foram as únicas vítimas da perseguição. Papa Gregório IX também emitiu a bula papal Vox in Rama que discutia o uso de gatos pretos por uma suposta seita herege da Alemanha. Após o decreto, deu-se início a um massacre de gatos, que a partir dali passaram a ser vistos como demoníacos, ou a própria personificação do diabo. O povo não demorou muito para começar a matar e torturar os felinos, principalmente os pretos. É possível que a ideia de que gatos pretos dão azar, possa ter surgido desse terrível episódio de fanatismo religioso.
Com gatos sendo massacrados devido a crenças religiosas, houve uma enorme explosão no aumento da população de ratos em toda a Europa. Estes roedores eram os hospedeiros ideais para as pulgas que abrigam as bactérias Yersinia pestis, causadoras da peste. Esse foi um dos fatores que contribuíram para uma das mais devastadoras pandemias na história humana, a peste negra que matou cerca de 200 milhões de pessoas na idade média. Os Inquisidores da época acabaram cavando a própria cova enquanto pregavam a morte àqueles pequenos felinos.
LEIA TAMBÉM: Afinal, por que os gatos ronronam?
Descubra mais sobre o tema lendo as seguintes obras:
A grande mortandade – O livro aborta a Peste Negra que atingiu a Europa no século XIV, matando um terço da população: https://amzn.to/2MUv17T
Raízes medievais da Europa – O livro relata os acontecimentos mais importantes desde as ruínas do Império Romano até às descobertas do século XVI: https://amzn.to/2QIMiSF
A Inquisição – O autor explica exatamente como de fato ocorreu a inquisição, apoiando-se em fontes documentais de primeira ordem e irrefutáveis de qualquer ponto de vista: https://amzn.to/2MVyO4Z