O rei criado por lobo: túmulo de Rômulo pode ter sido descoberto

Renata Mendes
Lenda da mitologia romana conta que Rômulo e Remo foram dois irmãos criados por lobos. Anos mais tarde, o primeiro iria se tornar o primeiro rei de Roma. (Foto: Wikimedia Commons).

De acordo com a mitologia romana, Silvia Reia era mãe dos gêmeos Rômulo e Remo. Na época, Amúlio, rei de Alba Longa, ordenou que todos os bebês gêmeos fossem mortos. Para proteger seus filhos, Silvia colocou-os em uma cesta no rio Tibre e, embaixo de uma figueira uma loba amamentou e cuidou dos irmãos. Rômulo nem imaginava que tempos adiante fundaria Roma e passaria a ser conhecido como o rei criado por lobo.

Quando os garotos cresceram e tiveram ciência de sua verdadeira origem, derrubaram Amúlio do poder. Posteriormente Rômulo matou Remo em uma luta, no que se tornou o Monte Palatino em 753 a.C. Agora, anos mais tarde, arqueólogos acreditam terem achado o local onde Rômulo foi sepultado.

LEIA TAMBÉM: Marco Aurélio: o último dos bons Imperadores Romanos

A tumba foi encontrada em um templo subterrâneo enterrado sob a escada e uma entrada da cúria no Fórum Romano. Segundo os pesquisadores, a área foi dedicada ao lendário rei do século VI a.C.. O sarcófago de rocha mede 1,4 metros de comprimento. O diretor do Parque Arqueológico do Coliseu, Alfonsina Russo, declarou ao portal The Times que o resultado foi “extraordinário”.

A Fox News informou Virginia Raggi, atual prefeita da capital italiana, ficou tão impressionada com a descoberta que emitiu uma declaração em seu Twitter agradecendo a equipe que conduziu o estudo.

“Roma sempre se maravilha com seus tesouros. Dentro do Fórum Romano, nova e emocionante descoberta arqueológica: um hipogeu com um sarcófago tufo do século VI a.C. Obrigado a uma equipe de estudiosos que conduziram a pesquisa. ”

A notícia será anunciada oficialmente pelo Parque Arqueológico do Coliseu na próxima sexta-feira (21/02). Embora a situação tenha causado bastante euforia, nenhum resto humano foi visto dentro do caixão. Isso dificulta a comprovação das alegações que indicam que o lugar se trata da tumba do enterro do rei Rômulo.

Onde Rômulo, o rei criado por lobo foi enterrado?

Historiadores acreditam que corpo de Rômulo, o rei criado por lobo pode ter sido enterrado no Fórum de Roma.
Pesquisadores acreditam que túmulo de Rômulo, o rei criado por lobo pode ter sido enterrado no Fórum de Roma. (Foto: Istockphoto).

O Fórum Romano está situado entre o Monte Palantino e o Monte Capitolino. O espaço forma uma vasta praça retangular cercada por importantes edifícios governamentais antigos no centro de Roma. Segundo estudo do pesquisador Horace Marucchi, The Roman Forum and the Palatine According to the Latest Discoveries – em tradução literal “O Fórum Romano e o Palatino de acordo com as últimas descobertas de Horace Marucchi”-, de 1906, Rômulo controlava o Palatino enquanto seu rival Tito Tácio ocupava Capitolino.

Os historiadores creem que as pessoas começaram a se reunir no Fórum por volta de 500 a.C., quando a República Romana. O edifício é o Templo de Júlio César, que foi construído nos anos após o assassinato deste lendário líder em 44 a.C. Andreas Steiner, editor da revista Archeo, conta que o templo subterrâneo recém-descoberto foi encontrado perto do “Lapis Niger”, um antigo santuário preto no Fórum Romano, embaixo da escada da entrada da cúria.

A cúria abrigava assembleias, conselhos e tribunais em que questões públicas, oficiais e religiosas eram debatidas, principalmente pelo Senado. Russo relatou à imprensa que o altar do tempo havia sido posicionado onde “romanos antigos acreditavam que Rômulo estava enterrado”. Porém, nenhum um osso foi encontrado dentro do caixão.

LEIA TAMBÉM: Antigo sistema de drenagem em Pompeia é restaurado e funciona perfeitamente

O santuário de Lapis Níger (Pedra Negra), localizado no Fórum Romano, foi redescoberto e escavado entre 1899 e 1905 pelo arqueólogo italiano Giacomo Boni. O santuário é o único remanescente do antigo Comício, espaço de culto arcaico do século VII ou VII anterior ao Fórum. Escritos indicam que o lugar foi usado pelos primeiros reis romanos para se comunicarem com multidões.

Um antigo altar e bloco de pedra contém uma das primeiras escritas latinas conhecidas (c. 570-550 a.C.) como por exemplo, as sentenças a rex, que significa “um rei” e rex sacrorum, um alto funcionário religioso. Outra escrita grega indica que o solo sagrado “não deve ser perturbado”.

Segundo a enciclopédia De Verborum Significatione, romanos antigos acreditavam que o Lapis Níger marcava o túmulo de Rômulo, o rei criado por lobo. Local onde o romano foi morto pelo Senado, ou onde Fáustulo, seu pai adotivo caiu em batalha.

Compartilhar