Um casal de blogueiros de viagem que possui um canal popular no Youtube e recentemente enviou um vídeo de seu mergulho com grandes tubarões brancos na costa da Baja California, no oeste do México. Mas o que chamou atenção de muitas pessoas e foi considerado um ato extremamente irresponsável foi o fato de o vídeo mostrar seus filhos, uma criança de 7 e outra de 5 anos mergulhando em uma gaiola de tubarões.
Os pais Garrett e Jessica levaram sua filha Dorothy, de sete, e o filho Manilla, de cinco anos, para entrarem na gaiola de tubarões. No vídeo as crianças se preparam com os equipamentos e assinam uma renúncia antes de entrar na gaiola. Confira um trecho do vídeo:
No momento em que o vídeo foi publicado, houve uma enxurrada de críticas, e com uma boa razão. Ensinar seus filhos a mergulhar pode ser uma das experiências mais mágicas que você pode ter, mas colocar crianças pequenas para mergulhar com tubarões – antes que eles tenham idade suficiente para o nível mais jovem de treinamento de mergulho – é simplesmente irresponsável.
No vídeo fica explícito que as crianças ainda não sabem, mergulhar. Além disso também fica explícito a dificuldade que tem em utilizar o os equipamentos, Manila, o menor, mal pode colocar o regulador na boca.
Outra preocupação é o fato de que os tubarões podem entrar parcialmente em gaiolas mal projetadas, ficar presos e morrer. Foi exatamente o que aconteceu na Nautilus Dive Adventures – o mesmo operador de mergulho usado pela família Bucket List. Apenas algumas semanas após a família filmar o vídeo, um grande tubarão branco teria morrido depois de ficar preso em uma gaiola. Isso aconteceu por que o design da gaiola tinha muitas barras verticais.
Se um tubarão poderia ficar preso ou entrar parcialmente nas grades, imagine as diversas possibilidades de um acidente acontecer com crianças tão pequenas em uma gaiola cercada de tubarões. Os tubarões não querem entrar e morder as pessoas, isso nunca acontece, mas as vezes eles nadam e ficam presos.
A idade mínima para o mergulho em gaiolas com tubarões no México é de oito anos de idade, porém a empresa operadora de mergulhos escolhida pela família do vídeo admitiu que volta e meia tem permitido crianças de até 5 anos.
Felizmente, o vídeo acabou bem, ninguém se machucou, mas é importante ter cautela. Veja o vídeo completo clicando aqui.