Se você estiver contemplando a ideia de incorporar algumas espécies vegetais à decoração de sua residência, é recomendável que leve em consideração a escolha de plantas que podem melhorar sua saúde. Todas as plantas realizam o processo de fotossíntese, que consiste em converter dióxido de carbono em oxigênio, garantindo assim para a purificação do ar.
No entanto, certas espécies executam essa função de maneira mais eficiente do que outras, além de possuírem a capacidade de remover toxinas específicas que outras plantas não filtram. A fim de descobrir quais plantas domésticas são mais indicadas para promover a saúde e purificar o ar, confira 7 alternativas super interessantes.
Plantas que podem melhorar sua saúde
Em 1989, a NASA conduziu um estudo que se concentrava nas plantas domésticas e seu impacto na qualidade do ar. Esse estudo abrangeu mais de 15 espécies vegetais comumente encontradas em ambientes residenciais.
Durante a pesquisa, foram analisados os efeitos dessas plantas nos níveis de benzeno, tricloroetileno e formaldeído presentes no ar. De forma curiosa, diferentes espécies vegetais apresentam maior eficácia na remoção de certos produtos químicos em relação a outros.
Por exemplo, a planta pau d’água conseguiu remover 70% do formaldeído em uma câmara de controle, enquanto apenas 21,4% do benzeno foi removido.
Por outro lado, a gérbera removeu apenas 50% do formaldeído, mas teve uma taxa de remoção de 67,7% para o benzeno. A boa notícia é que todas as plantas foram capazes de eliminar uma parte de cada produto químico mencionado.
Assim sendo, ter uma seleção de plantas domésticas é uma excelente maneira de manter o ar puro e promover bem-estar. Conheça então, 7 plantas que podem melhorar sua saúde.
1 – Pau d’água
A planta pau d’água é altamente recomendada devido à sua eficácia comprovada pela NASA na remoção de formaldeído do ar. Embora apresente uma menor taxa de remoção de benzeno e tricloroetileno, essa planta de folhas curvas, semelhante a uma palmeira em miniatura, oferece grandes benefícios com a manutenção baixa.
Com folhas verdes e listras amarelas ou verdes claras no centro, a também conhecida como Dracaena fragrans, pode até florescer ocasionalmente com flores brancas de aroma agradável. Essas plantas atingem entre 1,22 metros e 1,83 metros, respectivamente, e prosperam melhor em ambientes próximos a janelas com luz solar.
2 – Crisântemo
O crisântemo, ou Chrysanthemum morifolium, se destacou no estudo da NASA, recebendo as classificações mais consistentemente altas. Essa planta comprovou a capacidade de remover 61% do formaldeído, 53% do benzeno e 41,2% do tricloroetileno, tornando-se a opção mais versátil para a remoção de produtos químicos do ar em ambientes internos.
Além de contribuírem para a qualidade do ar e melhorarem a saúde, os cristãos são conhecidos por suas cores vibrantes, capazes de elevar o humor. Essas plantas com flores são uma excelente escolha para o interior da casa, pois estão disponíveis em diversos tons e são de fácil cultivo.
3 – Gérbera
A gérbera é uma planta pertencente à mesma família dos girassóis e uma das plantas que podem melhorar sua saúde. Ela se destaca por suas flores brilhantes e vibrantes, disponíveis em uma variedade de cores, como rosa, amarelo, laranja, branco e tons intermediários. Originária da África do Sul, essa planta prospera tanto em ambientes internos quanto externos.
4 – Planta-aranha
A planta-aranha é uma variedade híbrida da planta Dracaena fragrans. Originária da África, tornou-se popular como planta de casa. No estudo da NASA, a planta-aranha mostrou-se eficaz na remoção de formaldeído e benzeno do ar.
Com folhas longas verdes com listras amarelas ou brancas nas bordas, é fácil de cuidar e se adapta a qualquer decoração. Essa planta pode crescer até 1,5 metro de altura e viver por até 40 anos, sendo um investimento duradouro para um ambiente interno mais saudável.
5 – Ficus
As plantas de ficus são diversas em tamanho e forma, mas todas conseguem purificar o ar. Também são conhecidas como figueiras e, embora algumas variedades produzam frutas comestíveis, isso acontece quando são cultivadas como plantas de casa. Por isso, ela é também uma das plantas que podem melhorar sua saúde.
Cuidar de plantas de ficus em ambientes internos pode ser desafiador, especialmente devido à sensibilidade ao excesso de água. Regue-as somente quando a camada superior do solo estiver seca e certifique-se de que o vaso tenha uma boa drenagem. Essas plantas se adaptam bem à luz indireta, então coloque-as próximas a uma janela, evitando a luz solar direta.
6 – Filodendros
Os filodendros também são consideradas plantas que melhoram sua saúde. Elas são populares devido às suas grandes folhas em forma de coração que purificam efetivamente o ar, especialmente em relação ao formaldeído.
Além disso, são conhecidos por sua resistência, podendo passar semanas sem rega e são fáceis de propagar cortando pedaços da ponta e colocando-os em água ou solo para enraizarem rapidamente.
7 – Espada de São Jorge
A espada de São Jorge, também conhecida como língua da sogra, é uma escolha popular para plantas de casa e também uma das plantas que podem melhorar sua saúde. Elas cuidam bem em vasos com pouca necessidade de cuidados, requerendo apenas rega semanalmente e um pouco de luz solar indireta. Essas plantas são apreciadas por sua capacidade de purificar o ar, especialmente em quartos e banheiros.
Suas folhas longas e finas de cor verde, com listras verde-escuras irregulares, também são uma adição decorativa.