7 insetos que parecem pulgas, mas não são

Damares Alves
Imagem: Shutterstock

Animais são frequentemente atormentados por parasitas, e um dos mais comuns e irritantes são as pulgas. As pulgas são criaturas minúsculas, mas sua capacidade de disseminar doenças e causar desconforto aos seus hospedeiros não deve ser subestimada. Embora alguns possam argumentar sobre seus benefícios ecológicos, as pulgas podem causar sérios problemas de saúde e até a morte se não forem controladas.

Entretanto, nem todas as picadas e irritações na pele são causadas por pulgas. De fato, há muitos outros insetos que se assemelham a pulgas, mas que, na verdade, são de espécies diferentes. É importante identificar corretamente o parasita para encontrar o tratamento adequado. Este artigo discutirá 13 insetos que se parecem com pulgas e como diferenciá-los das pulgas reais. Mas, primeiro, vamos rever como são as pulgas.

Qual é a aparência das pulgas?

Pulga em detalhes.
Pulga em detalhes. Imagem: National Library of Wales

As pulgas são insetos pequenos e sem asas que pertencem à ordem Siphonaptera. Elas têm quatro estágios em seu ciclo de vida: ovos, larvas, pupas e adultos. Os ovos das pulgas são minúsculos e de formato oval, enquanto as larvas parecem vermes que crescem à medida que se alimentam. O estágio de pupa ou casulo é seguido pelo estágio adulto, durante o qual as pulgas desenvolvem pernas.

As pulgas adultas têm corpos que podem suportar pressão, pernas longas que podem saltar até 20 cm verticalmente e garras poderosas que elas usam para agarrar o corpo do hospedeiro. Elas geralmente são marrons ou marrom-avermelhadas, e seus corpos são achatados de um lado para o outro. As pulgas são pequenas, medindo apenas 1/16 a 1/8 de polegada de comprimento.

Quais insetos se parecem com pulgas?

1. Pulgões

pulgão
Imagem: Shutterstock

Pulgões são insetos parasitas que atacam plantações. Esses pequenos predadores, variando entre 1,5 e 3 mm, transmitem doenças e provocam deformações nas plantas. Com colorações que vão do verde ao cinza, eles se destacam pela capacidade de adaptação.

Dotados de um aparelho bucal perfurante, os pulgões penetram nos tecidos vegetais para se alimentar. Em ambientes lotados, esses insetos rapidamente amadurecem e desenvolvem asas. Isso permite que migrem e infestem novas áreas, perpetuando o ciclo de reprodução.

2. Percevejos

Imagem: Shutterstock

Os percevejos são insetos que se alimentam de sangue humano. Eles são maiores que pulgas, medindo até 7 milímetros de comprimento. Diferentemente das pulgas, os percevejos não podem pular, apenas rastejam. Suas picadas irritam a pele e podem causar erupções.

3. Grilos-domésticos

Imagem: iStock

Os grilos-domésticos (Acheta domesticus) são insetos onívoros de até 2,1 centímetros. Eles compartilham com as pulgas sua notável capacidade de saltar, mas aí se encerra a semelhança. Diferente das pulgas, os grilos têm asas desenvolvidas. É comum encontrá-los com asas dianteiras e traseiras, embora possam perder estas últimas.

Esses animais chamam atenção pelo chilrear característico, produzido pelo atrito de partes do corpo. Seu ciclo de vida compreende três fases: ovo, ninfa e adulto.

4. Besouros-saltadores

Imagem: Shutterstock

Os besouros-saltadores são insetos herbívoros que fazem pequenos buracos nas superfícies das folhas. Há muitas espécies de besouros-saltadores na subfamília Galerucinae. Eles são caracterizados por um grande terceiro par de pernas que lhes dá uma incrível capacidade de salto.

5. Gafanhotos

Imagem: Lúcio Mizael

Os gafanhotos são insetos herbívoros classificados em 11.000 espécies diferentes na subordem Caelifera. Diferentemente da maioria dos insetos, os gafanhotos não passam por uma metamorfose completa. As ninfas se parecem com pequenos adultos, exceto pelo fato de ainda não terem asas. Os gafanhotos têm um terceiro par de pernas grande que lhes dá grande capacidade de salto. O maior gafanhoto do mundo é o gafanhoto-das-espigas.

6. Piolhos

Imagem: iStock

Os piolhos são insetos parasitas encontrados no couro cabeludo humano. Eles são caracterizados por seis patas e um abdômen de formato oval que fica maior quando começam a se alimentar de sangue. Os piolhos adultos têm cerca de 3 milímetros de comprimento. O nome científico do piolho-de-cabeça é Pediculus humanus capitis.

7. Mosquitos

Mosquito sobre folha
Imagem: Shutterstock

Os mosquitos pertencem à família Culicidae e compreendem mais de 3.500 espécies. Eles proliferam depositando ovos em ambientes úmidos ou na água. Seu ciclo de vida envolve quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto.

Esses insetos, apesar do tamanho reduzido, representam uma grande ameaça à saúde. Eles são vetores de doenças graves como a malária, a dengue, o vírus do Nilo Ocidental e o Zika.

Seus corpos esguios possuem pernas segmentadas e um aparelho bucal especializado, que perfura a pele para sugar sangue. As asas dos mosquitos são finas e suas veias, embora apenas visíveis sob o microscópio, sustentam um voo ágil e eficaz.