Os 10 maiores insetos do mundo

Damares Alves
Bicho-pau é um dos maiores insetos vivos.

Centenas de milhões de anos atrás, o planeta era o lar de alguns dos maiores insetos que já existiram. Meganeuropsis permiana, o maior inseto que se tem registro, tinha uma envergadura de asa de 75 cm, e havia também milípedes gigantes que podiam alcançar comprimentos de 2,5 m.

Hoje, no entanto, a maioria dos insetos são muito menores do que seus antepassados pré-históricos. Há uma série de teorias sobre o porquê disso.

Uma possibilidade é que o grande tamanho desses antigos insetos era devido aos altos níveis de oxigênio na atmosfera. Com o tempo, porém, os níveis de oxigênio atmosférico diminuíram, levando a insetos menores.

Outra possibilidade sugere que a mudança no tamanho se deve à evolução de novos predadores, como as aves. Seja qual for a razão, é claro que os insetos hoje são muito menores do que eram no passado distante.

Hoje em dia eles são bem menores que antes, mas ainda existem alguns que quase alcançam o tamanho dos gigantes do passado. Conheça abaixo uma lista dos maiores insetos do mundo.

Besouro-hércules

Imagem: eathercollector/Shutterstock

Nomeado de acordo com o herói da mitologia grega, essa enorme espécie habita nas florestas tropicais da América Central, América do Sul e ilhas caribenhas. Sua principal característica é o enorme chifre que se estende do tórax do besouro macho — a fêmea não possui esse componente.

Como resultado, o besouro-hércules é um dos maiores insetos do mundo, podendo alcançar até quase 18 cm, com o chifre compondo quase metade do comprimento total do seu corpo.

Besouro-titã

Imagem: SIMON SHIM/Shutterstock

Medindo 16,5 cm, o besouro-titã é endêmico à floresta amazônica. Ainda que seja, tecnicamente, menor que o besouro-hércules, essa espécie tem um corpo bem maior, pois não contém nenhum tipo de chifre.

O besouro-titã é tão grande que suas asas não servem para tirá-lo do chão; ele precisa se lançar nos ares pulando de uma árvore. Suas mandíbulas o permitem dar uma forte mordida, capaz de atravessar a pele humana e até mesmo partir um lápis ao meio.

Bicho-pau

Imagem: Brian Lasenby/Shutterstock

O bicho-pau na verdade constitui um grupo de insetos com mais de 3.000 espécies, quase todas com uma aparência fina, de galho. Eles evoluíram com a habilidade de se esconder de predadores ao se camuflar no ambiente, sumindo no meio dos galhos.

A maioria deles consegue alcançar pelo menos 30 cm. O mais longo de todos é de uma espécie chamada Phryganistria chinensis, que pode alcançar 63 cm.

Besouro-golias

O besouro-golias constitui um grupo de cinco espécies que vivem nas florestas tropicais da África. Suas características físicas mais proeminentes são os padrões e marcas em suas costas. Além do tamanho, surpreendem pelo peso, que pode ultrapassar 56g.

Mariposas

Imagem: Simia Attentive/Shutterstock

Há muitas espécies que impressionam, mas a mariposa-atlas, que vive nas florestas tropicais e matagais da Àsia, é provavelmente a maior dentre elas. Sua envergadura é de até quase 28 cm, com a superfície da asa sendo de cerca de 63 cm.

Seu corpo é desproporcionalmente pequeno quando comparado às asas.

Weta gigante

Imagem: Viktor Hejna/Shutterstock

A weta, cujo nome significa “deus das coisas feias” na língua maori, é completamente endêmica à Nova Zelândia e ilhas nos arredores. Esses grilos enormes crescem até 10 cm e pesam em torno de 70g.

Borboletas

Borboleta
Imagem: Russell Marshall/Shutterstock

Há muitas borboletas grandes, mas a espécie da Rainha Alexandra é a maior de todas. Habitante da Nova Guiné, é a maior espécie de borboleta em todo o mundo. As fêmeas são maiores que os machos, com um corpo de 7,62 cm e envergadura de 28 cm.

Gafanhotos Tropidacris

Imagem: juerginho/Shutterstock

O Tropidacris é um gênero de gafanhotos que contém três diferentes espécies. Presentes na América do Sul e Central, esses gafanhotos estão dentre os maiores do seu tipo, com um corpo de até 12,7 cm. Suas asas alcançam em torno de 23 cm de ponta a ponta.

Marimbondo-caçador

Imagem: Sari ONeal/Shutterstock.com

O marimbondo-caçador constitui um grupo de vespas caçadores de aranhas. A vespa consegue imobilizar a aranha com seu ferrão, e então levar a criatura até o seu ninho. Quando alcançam a vida adulta, os marimbondos-caçadores podem ter 7 cm de comprimento, com envergadura de 11 cm.

10. Moscas-gigantes

Mosca-gigante
Imagem: wesleylilin/Shutterstock

A mosca-gigante é uma ampla família de moscas, contendo cerca de 500 espécies diferentes. A maioria delas é endêmica a regiões áridas e semiáridas do planeta. A maior das espécies, cujo nome científico é Gauromydas heros, tem cerca de 7 cm de comprimento, com uma envergadura de 10 cm, tornando-a a maior mosca do planeta.