7 animais diferentes que você provavelmente nunca viu

Dominic Albuquerque
Peixe-morcego-de-Galápagos

De sapos que dão à luz pela boca a caranguejos com pernas de quase 2 metros, existem alguns animais com características surpreendentes. Desde artrópodes a mamíferos, insetos e peixes, diferentes tipos de criaturas evoluíram seguindo rumos surpreendentes (e esquisitos), possuindo aparências que podem ser absurdas, assustadoras ou simplesmente feias aos olhos humanos.

Apesar do visual desagradável ou incômodo, a evolução sempre ocorre seguindo adaptações ou necessidades biológicas e ambientais, o que significa que essas criaturas possuem exatamente as características que precisam para viver, crescer e reproduzir no habitat que ocupam. Algumas delas são iguarias culinárias, enquanto outras são vendidas como pets ilegalmente.

Conheça alguns dessas criaturas abaixo.

Caranguejo-yeti

nn1
Imagem: AP Images

Descoberto em 2010, o caranguejo-yeti (Kiwa hirsuta) vive em fontes hidrotermais próximas à Antártida, que alcançam temperaturas de até 380 graus Celsius. Sua coloração branca e os estranhos padrões de pelos possivelmente são adaptações a esses ambientes extremos.

As fontes hidrotermais, ainda que imensamente quentes por dentro, são rodeados por águas congelantes. Isso força os caranguejos a se reunirem todos numa pequena área (um biólogo marinho já encontrou 600 deles em um único respiradouro).

Formiga de veludo

nn2
Imagem: Walter Dawn

A formiga de veludo (Dasymutilla occidentalis), apesar do nome, é uma espécie de vespa. Como ela possui um alto grau de dimorfismo sexual, os machos possuem asas, enquanto as fêmeas não, o que lhes dá uma aparência semelhante à das formigas. Além da cor intimidante, esses insetos conseguem liberar veneno o suficiente para derrubar uma vaca, que pesa quase 1 tonelada.

Peixe-morcego-de-Galápagos

O peixe-morcego de Galápagos (Ogcocephalus darwini) não são perigosos, ainda que sua aparência possa ser assustadora. Essa criatura marinha é encontrada no assoalho oceânico a 3-76 metros de profundidade, e é melhor conhecida por seus lábios vermelhos e a dificuldade que tem (mesmo sendo um peixe) para nadar. Suas barbatanas servem como “pernas”, as quais o peixe usa para caminhar sobre o fundo do oceano.

Rheobatrachus

nn4
Imagem: Retama

Apesar de sua aparência não ser assustadora, ele possui uma aparência surpreendente: dar a luz pela boca. Depois que os ovos são fertilizados externamente pelo macho, a fêmea engole os ovos. Os ovos eclodem como girinos em seu estômago, e crescem até até se tornarem sapos, somente então sendo regurgitados pela mãe, tudo isso num intervalo de uma semana. Infelizmente, os sapos foram extintos nos anos 1980.

Peixe-bolha

nn5
Imagem: NOAA

Nomeado como o “Animal mais feio do mundo” em 2013, o peixe-bolha (Psychrolutes marcidus) é uma massa gelatinosa que flutua pelo fundo do oceano, a profundidades de 600-1200 metros. Eles possuem ossos, mas devido à intensa pressão a qual estão submetidos, seus ossos são bem macios e maleáveis.

Como não possuem músculos substanciais, alimentam-se de crustáceos e outras criaturas que se atrevam a nadar próximo a sua boca.

Caranguejo-gigante-japonês

nn6
Imagem: Rixie/Fotolia

O caranguejo-gigante-japonês (Macrocheira kaempferi) tem uma perna de 3-3,6 metros. Esses atrópodes, por isso, parecem com aranhas submarinas gigantes, e alimentam-se de crustáceos e plantas. Foram descobertos em 1836, e estão presentes especialmente nas águas em torno da costa sul do Japão. Encontram-se a 150-300 de profundidade, e estão inclusos em esforços de conservação devido a sobrepesca. São considerados uma iguaria culinária em muitas partes do Japão.

Társio filipino

nn7
Imagem: iNNOCENt/Fotolia

O társio filipino (Carlito syrichta) são alguns dos mamíferos mais esquisitos do planeta. Com olhos que ocupam metade da cabeça, os társios são pequeninos, crescendo até o tamanho de um punho humano. Suas cabeças giram em 180 graus, e eles possuem pernas traseiras potentes, que os permite pular até quase 1 m de distância. Sua visão noturna é fantástica.