A Sibéria é conhecida pelo seu clima frio e paisagens compostas quase totalmente por gelo. Neste ambiente difícil de sobreviver é possível encontrar animais pré-históricos congelados.
Essas criaturas que datam da Idade do Gelo conseguiram se preservar e ficaram quase intactas por longos anos. Hoje os cientistas usam seus restos mortais para compreender seu funcionamento e entender a relação deles com outras criaturas.
Aqui neste artigo, você conhecerá 5 animais pré-históricos que já foram encontrados congelados na Sibéria
Rinoceronte
O primeiro deles é a carcaça de um filhote de rinoceronte da Idade do Gelo. Esse animal batizado de Sasha pelo homem que o encontrou foi um dos primeiros animais pré-históricos a ser encontrados na Sibéria.
Os cientistas ainda não conseguiram definir se ele é macho ou fêmea, mas, pelos tamanhos dos chifres, é possível saber que ele já havia sido desmamado quando morreu.
Leão
Outro animal pré-histórico encontrado na Sibéria também foi um filhote. Conhecido como Sparta, este leão foi descoberto por caçadores de mamutes nas margens do rio Semyuelyakh.
O pequeno leão possuía um pelo dourado envolto a lama e diversas regiões do corpo totalmente mumificados, como dentes, tecidos moles, órgãos e pele. Apesar disso, suas garras ainda são afiadas. É estimado que ele tenha se mantido na Sibéria por cerca de 28 mil anos.
Cotovia
Além dos mamíferos, aves também já foram encontradas na Sibéria. Essa cotovia, por exemplo, foi achada próxima a vila de Belaya Gora por caçadores de fósseis de marfim. Eles passaram o animal para uma equipe de especialistas do Museu Sueco de História Natural.
Segundo pesquisas feitas na ave, ela vive há 46 mil anos atrás e pode representar um ancestral de duas subespécies de cotovias que estão vivas atualmente na Rússia e Mongólia.
Urso-das-cavernas
Este urso, com cerca de 22 a 39 mil anos, foi descoberto no Ártico Russo. Seu corpo estava perfeitamente preservado, incluindo os tecidos moles da espécie. Isso permite que os cientistas realizem mais estudos no animal.
A saber, este urso é uma subespécie pré-histórica que viveu na Eurásia no período do Pleistoceno Médio e Superior. Ele foi encontrado por pastores de renas nas ilhas Lyakhovsky.
Potro congelado
Por fim, outro filhote de mamífero que foi encontrado na Sibéria foi um cavalo de apenas 2 meses de idade, que morreu há cerca de 30 a 40 mil anos atrás.
O animal tinha 1 metro de altura e possuía cascos intactos e alguns pelos ainda visíveis nas suas narinas.