Tumbas de 3.500 anos descobertas em Luxor, no Egito

SoCientífica
Arqueólogos egípcios com uma múmia recentemente descoberta em Luxor. Fotografia: Khaled Elfiqi / EPA

O Egito anunciou a descoberta de duas pequenas tumbas na cidade do sul de Luxor que remontam a cerca de 3.500 anos, uma descoberta que o governo espera ajudar a reviver o setor de turismo em dificuldades do país.

Os túmulos, localizados na margem ocidental do Nilo, em um cemitério para nobres e altos funcionários, são a última descoberta da cidade famosa por seus templos e túmulos, que abrangem diferentes dinastias da antiga história egípcia.

“É realmente um dia excepcional”, disse o ministro das antiguidades, Khaled al-Anani. “Os túmulos individuais da 18ª dinastia já eram conhecidos. Mas é a primeira vez que entramos dentro dos dois túmulos.”

Anani disse que as descobertas faziam parte dos esforços do ministério para promover a indústria do turismo egípcio, parcialmente liderada pelas antiguidades, que foi atingida por ataques extremistas e turbulências políticas após o levante de 2011.

O ministério disse que uma tumba tinha um pátio revestido com paredes de tijolos de barro e paredes de pedra, e, também, continha um eixo de seis metros que levava a quatro câmaras laterais. Os artefatos encontrados no interior eram principalmente fragmentos de caixões de madeira. Inscrições e pinturas nas paredes sugerem que pertence à era entre os reinados do rei Amenhotep II e do rei Thutmose IV, ambos faraós da 18ª dinastia.

O outro túmulo tem cinco entradas que conduzem a um salão retangular e contém dois covis de sepultamentos localizados nos lados norte e sul do túmulo.

Entre os artefatos encontrados no interior estão os cones funerários, as máscaras funerárias de madeira pintadas, os vasos de barro, cerca de 450 estátuas e uma múmia, que provavelmente era um alto funcionário. Um invólucro esculpido no teto da tumba possui o nome do Rei Thutmose I da 18ª dinastia, de acordo com o ministério.

Tradução realizada por Sociedade Científica da publicação original do The Guardian com o título Egypt announces discovery of 3,500-year-old tombs in Luxor.

Compartilhar