Segundo a Fiocruz, há mais de 800.000 espécies de insetos no mundo, e dentre os mais belos estão as borboletas. Separamos 10 borboletas raras que fazem parte dos mais de 20 mil exemplares existentes no planeta. Você se surpreenderá com cada uma delas.
Metalmark de Lange
Essa borboleta pode ser encontrada em dunas ao longo da margem sul do Rio Sacramento, onde se alimenta com folhas de trigo. O homem afeta drasticamente seu habitat e alimentação, entretanto, o território agora faz parte do ‘Refúgio Nacional de Vida Selvagem das Dunas de Antioquia’.
Luzon Peacock Swallowtail
Descoberta em 1965 em uma ilha ao norte das Filipinas, a Luzon Peacock prefere viver acima dos 1500 metros, enquanto chama atenção pelas cores: seu corpo pode ser verde, preto, vermelho, azul e até mesmo roxo. Por ter um alcance limitado, infelizmente faz parte da lista das espécies ameaçadas de extinção.
Morpho Azul
Existem diversos tipos raros de borboletas, mas agora falaremos de uma que vive nas áreas tropicais da América Latina, do México à Colômbia. Sua expectativa de vida é muito baixa, pois vive, em média, apenas 115 dias e passa a maior parte desse tempo buscado alimento.
Asa de Pássaro da Rainha Alexandra
Esta é a maior borboleta do mundo com 28 centímetros de envergadura, e vive apenas nas florestas da província de Oro, na Papua-Nova Guiné. Recebeu este nome em 1906, em homenagem à Rainha Alexandra da Dinamarca.
Kaiser-i-Hind (Imperador da Índia)
Para encontrar essa espécie ‘é simples’, viaje ao Himalaia. A Kaiser-i-Hind está entre as mais raras da região e se move com rapidez no topo das árvores em altitudes de altas montanhas. Assim como os outros tipos raros de borboletas, também está ameaçada, mesmo vivendo em um lugar remoto.
Leona’s Little Blue
Esta pequena borboleta foi descoberta em 1991 e se alimenta apenas com néctar de trigo-sarraceno, sendo que usa tal planta para colocar seus ovos. Este inseto é único e sofre nas mãos de caçadores, que deixam a espécie ameaçada de extinção.
Island Marble Butterfly
Considerada extinta desde 1908, foi redescoberta durante uma pesquisa de 1998, surpreendendo a todos. Vive apenas nas Ilhas San Juan, em Washington e, para variar, está ameaçada de extinção.
Schaus ‘Swallowtail
Saindo de Washington, basta passar pela Flórida para encontrar a andorinha de Schaus, que recebe este nome para homenagear um colecionador de borboletas. Ela voa entre as montanhas do estado e pode percorrer até 5 km por dia.
Zebra Longwing
Já deve imaginar o porquê deste nome. A ‘Zebra Longwing’ tem o corpo coberto por listras pretas e brancas, que ajudam a deter predadores. Pode ser encontrada, principalmente, na América do Sul e Central e se empoleira em grupos de até 60 borboletas ou mais.
Glória do Butão
Há muitos tipos raros de borboletas que poderíamos citar para finalizar essa lista, mas escolhemos a Glória do Butão por um simples motivo: ela está sendo extinta ou é apenas rara? Enquanto alguns afirmam que essa espécie perdeu grande parte de seu habitat, especialistas continuam a encontrá-la.