Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Vulcão causa enorme erupção na Itália, confira o vídeo

vulcão entra em erupção na Itália
Uma erupção de 2011 neste vulcão. Foto: NASA Earth Observatory image de Jesse Allen e Robert Simmon.

O vulcão Stromboli lançou toneladas de cinzas, a centenas de metros de altura na Itália. Não é algo incomum, já que está em atividade há pelo menos 2.000 anos, ganhando o apelido de “farol do Mediterrâneo”. Aliás, é considerado um dos mais ativos do mundo, localizado no arquipélago das Eólias, na costa norte da Sicília.

O Stromboli teve uma erupção violenta, diferente do que vinha apresentando recentemente. As câmeras do Istituto Nazionale Geofisica e Vulcanologia (INGV) conseguiram flagrar todo os detalhes dessa avalanche de cinzas superaquecidas, fragmentos de lava e ainda gás fluindo colina abaixo.

Vulcão italiano ainda causa dúvidas no pesquisadores

Normalmente o vulcão apresenta atividades de baixa energia, sem muita consistência. Contudo, essa erupção realmente foi diferente das demais, levando mais uma vez o Stromboli a contrariar as tendências, em eventos conhecidos como paroxismos de Stromboli. Então, tem esse nome quando a erupção é muito maior do que o normal.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Um artigo publicado na revista Scientific Reports avaliou 180 paroxismos do vulcão ao longo dos últimos 140 anos. Os pesquisadores não conseguiram determinar todas as condições que levam a uma enorme erupção, por outro lado, a análise das estatísticas pode mostrar qual é a probabilidade de um novo evento deste acontecer.

Os pesquisadores conseguiram identificar que os paroxismos acontecem em grupos. Assim, eles imaginam que existe 50% de chance de acontecer um segundo nos próximos 12 meses e 20% de chance nos dois meses seguintes ao acontecido. Além disso, é de 10% a chance de o vulcão retornar a sua rotina normal pelos próximos 10 anos.

O verão de 2019 foi recheado por grandes explosões, uma delas causou a morte de um alpinista, atingido pelos destroços ejetados pelo gigante em chamas. Contudo, não está claro se a tendência é de um agrupamento mais próximo de paroxismos ou se esse é um surto isolado nas erupções.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Com informações de Smithsonian Magazine.

Erik Behenck
Publicado por

Erik Behenck é jornalista, adora novas descobertas e apaixonado pela escrita.

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.