Você sabia que existem dois tipos de dia, astronomicamente falando?

Matheus Gouveia
Imagem: Arek Socha, Pixabay.

Quanto tempo a terra demora para girar em torno de si própria? Para a maioria das pessoas, a resposta é simples: 24 horas, a duração de um dia. Mas, na verdade, isso não está exatamente correto, já que existem dois tipos de dia. O cientista planetário, James O’Donoghue, fez uma pequena animação para mostrar o que acontece de fato.

Alguns minutos a menos

Na realidade, o tempo de rotação da terra é 4 minutos mais curta que a duração do nosso dia. Isso acontece porque a terra está em movimento ao redor do sol, o que faz com que o dia dure um pouco mais.

“Nos movemos ao redor do Sol em uma órbita que o dia solar leva 24 horas. Se não orbitássemos o sol, os dois dias seriam iguais.” – James O’Donoghue.

Para que o sol alcance exatamente a mesma posição no céu, a Terra precisa girar um grau a mais.

Portanto, se usássemos o tempo que a terra demora para girar em torno de si própria, o sol nasceria cerca de quatro minutos mais cedo todos os dias. Depois de seis meses fazendo isso, o cenário ficaria caótico: o sol nasceria 12 horas antes. Ou seja, acordaríamos com o pôr do sol.

O cientista fez uma breve animação, que pode ser vista abaixo, para ficar mais fácil de entender.

http://https://www.youtube.com/watch?v=WWw4JY2dNXM

VEJA MAIS: Astronomia ameaçada? Os riscos da poluição no espaço

Para nos orientarmos ao longo do dia, escolhemos o sol como referência. Se usássemos um dia com 23h56 minutos, estaríamos tomando como referência as estrelas. Então, o que acontece é que as estrelas nascem quatro minutos mais cedo todos os dias.

Dois tipos de dia

De fato, existem dois tipos de dia, e poderíamos usar qualquer um dos dois. Apesar disso, a orientação pelo sol é, evidentemente, é a mais simples e prática.

O primeiro tipo de dia é o chamado dia sideral. Este é medido com a conclusão de uma rotação de 360 ​​graus da terra em torno de si mesma. Já o segundo tipo é o chamado dia solar, que é baseado na posição do sol em relação à terra. Este último é quatro minutos mais longo que o anterior.

Como nos baseamos nos dias solares em nossos calendários, um ano tem 365 dias. Mas na verdade a Terra completa 366 rotações por ano.

Porém, isso não tem relação com os anos bissextos, que estão associados ao fato de que o movimento da Terra em torno do sol dura 365 dias e 12 horas.

Fonte: Business Insider.

Compartilhar