Connect with us

Hi, what are you looking for?

Mundo Estranho

Vídeo da Neuralink mostra macaco jogando Ping Pong através de sua mente

macaco com dispositivo neuralink
Em vídeo, macaco joga ping pong com dispositivo da Neuralink. Fonte: Neuralink

Com intuito de criar interfaces cérebro-computador, a empresa Neuralink segue nos últimos 2 anos, avançando em suas pesquisas. Com auxílio dos novos computadores criados com o avanço tecnológico, a empresa de Elon Musk deseja fazer com que as pessoas com paralisia voltem a andar.

Antes de realizar testes em humanos, a empresa deve compreender de forma profunda, acerca desse assunto. Afinal, criar expectativas e logo após, frustrar o sonho das pessoas é algo muito ruim. No entanto, apesar de algumas informações serem sigilosas, um vídeo inusitado vem circulando na internet recentemente, que deixou todos curiosos acerca do que se tratava.

Neuralink posta vídeo de macaco jogando ping pong

Chamado carinhosamente de Pager, o animal tem somente 9 anos de idade, e teve um chip da empresa inserido na sua mente acerca de 6 semanas antes do vídeo ser gravado. Nas filmagens, o animal aparece controlando um cursor na tela usando somente o poder de sua mente.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
neuralink
A nova versão do implante Link é muito menos intrusiva que as anteriores. Equipado com bateria recarregável de longa duração por indução, pode transmitir dados a uma taxa da ordem de megabits por segundo. Fonte: Neuralink / YouTube

De início, os pesquisadores o ensinaram a jogar usando um joystick. Caso ele fosse bem ao realizar as tarefas propostas, o animal era recompensado com um smoothie de banana, inserido até a boca com o auxílio de um canudo de metal.

Leia também: O que é esta estranha rocha verde encontrada em Marte?

Durante todo esse procedimento, Pager estava conectado em um dispositivo da Neuralink, que era capaz de registrar as informações sobre quais neurônios estavam ativando. Ou seja, no momento em que ele estava aprendendo a manusear um controle, sua mente estava sendo monitorada.

Logo após aprender os padrões certos de como usar o joystick para jogar, Pager foi desconectado dos dispositivos. No entanto, os pesquisadores perceberam que o animal ainda continuou jogando, mas dessa vez, usando apenas a sua mente.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Qual a credibilidade por trás do vídeo divulgado?

De certo que essa empresa possui um jeito próprio e peculiar de fazer ciência. Uma vez que, vídeos como esse serve somente para serem usados de forma complementar a artigos revisados ​​por pares publicados em revistas científicas.

Confira: Elon Musk vai pagar o maior prêmio da história para os mais criativos

Um teste feito anteriormente mostra um homem paralítico, mas com um implante cerebral, usando o braço robótico para beber cerveja. Outros pesquisadores já tentaram realizar o projeto envolvendo o macaco e o jogo de ping pong. Por exemplo, no ano de 2006, Matthew Nagle teve um resultado semelhante, mas com o tempo de treinamento equivalente a 4 dias.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Já em meados de julho de 2019, o próprio Elon Musk revelou que um macaco fora capaz de controlar um computador, ao ter um chip da Neuralink implantado e com auxílio de seu cérebro. Em sua conta oficial no Twitter, Musk revelou que, “a empresa pode fazer uma pessoa paralisada tuitar mais rápido do que uma pessoa usando as mãos em um smartphone”.

Ruth Rodrigues
Publicado por

Bióloga de formação, mas divulgadora científica de coração. Escreve sobre o mundo das ciências para o SoCientífica.

Faça um comentário

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Mente & Cérebro

Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas mostraram a relação entre amamentação e a saúde da criança. Sabe-se, por exemplo, que a amamentação ajuda no desenvolvimento...

Planeta & Ambiente

Nukumi, uma grande fêmea de tubarão-branco marcada no ano passado está cruzando o Atlântico já faz dois meses. De acordo com especialistas, ela pode estar...