Homem encontra moedas de ouro avaliadas em mais de US$ 2 milhões

Um homem no estado do Kentucky, nos Estados Unidos, desenterrou, em sua fazenda, um tesouro que remonta à Guerra Civil Americana.

Damares Alves
Imagem: Numismatic Guaranty Company (NGC)

A descoberta das 700 moedas de ouro provenientes da Guerra Civil Americana é considerada notável pelos especialistas. A Numismatic Guaranty Company (NGC), uma organização de certificação de moedas americana, avaliou o valor total das moedas em mais de US$ 2 milhões.

Durante a Guerra Civil Americana, o estado do Kentucky estava localizado entre os estados do norte, pertencentes à União, e os estados confederados do sul. Essa posição estratégica gerou turbulência para Kentucky durante esse período. Os especialistas acreditam que as moedas encontradas podem ser resultado desse conflito, perdidas por mais de 150 anos até serem desenterradas recentemente no terreno da fazenda.

Andy Salzberg, vice-presidente executivo do Certified Collectibles Group, que inclui a NGC, descreveu a descoberta como “incrivelmente incomum” e destacou a preservação excepcional das moedas encontradas. Jeff Garrett, um negociante de moedas raras e especialista em moedas dos EUA, também ressaltou a importância dessa descoberta, considerando-a um “ponto alto” em sua carreira.

Entre as 700 moedas encontradas, destacam-se 18 moedas de ouro Liberty de 1863 no valor de $20. Essa série é considerada uma das mais raras, e cada uma dessas moedas do século 19 pode ser vendida por cerca de seis dígitos em leilões especializados.

Atualmente, as moedas estão disponíveis para colecionadores interessados através da GovMint, uma das maiores varejistas de moedas raras dos EUA. Bill Gale, fundador e presidente da GovMint, expressou sua honra e entusiasmo por terem sido escolhidos como o fornecedor exclusivo para a venda pública dessas notáveis moedas que compõem o Great Kentucky Hoard.

Compartilhar