Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Veja a primeira foto de Marte da sonda Tianwen 1 da China

É de tirar o fôlego!

Primeira foto de Marte
(Administração Espacial Nacional da China)

Lançada em Julho de 2020, a sonda Tianwen-1 da China enviou de volta sua primeira foto de Marte, Segundo a Agência Espacial Nacional chinesa.

A espaçonave deve pousar em solo marciano até o final deste ano. A foto em preto e branco foi divulgada na última sexta-feira pela Administração Espacial Nacional da China e mostrou características geológicas do planeta vermelho.

O Tianwen-1 pesa cerca de cinco toneladas e está equipado com um orbitador, um módulo de pouso e um rover que estudará características solo e geologia do planeta.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Em Maio a espaçonave deve pousar na enorme bacia de impacto chamada Utopia, em Marte.

A primeira foto de Marte capturada pela sonda Tianwen 1

A fotografia foi tirada a cerca de 2,2 milhões de quilômetros de Marte, de acordo com a CNSA, que disse que a espaçonave estava agora a 1,1 milhão de quilômetros de Marte. Confira:

Primeira foto de Marte
Primeira foto de Marte capturada pela sonda Tianwen 1, da China. (China National Space Administration)

Tianwen-1 não é a primeira tentativa da China de chegar a Marte

A China já enviou com sucesso dois veículos espaciais à Lua. Sendo que com o segundo, a China se tornou o primeiro país a fazer um pouso suave bem-sucedido do lado oculto da Lua fazendo história. Mas o planeta vermelho provou ser um pouco mais desafiador, visto que Tianwen-1 não é a primeira tentativa da China de chegar a Marte.

Uma missão anterior em parceria com a Rússia em 2011 terminou muito prematuramente, pois o lançamento falhou.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

 A CNSA também informou que todos os sistemas da sonda Tianwen-1 estão em “boas condições” e a missão segue de acordo com o planejado.


+Leia mais

Marte já foi semelhante à Islândia há alguns bilhões de anos
Possível atividade vulcânica poderia criar habitat para a vida em Marte
Como os astronautas em Marte poderiam obter combustível e oxigênio a partir da salmoura

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Mente & Cérebro

Os corvos são considerados modelos de cognição em psicologia animal, e são uma das mais fortes evidências de que a consciência é um fenômeno...

Plantas & Animais

No oceano, no meio dos corais, você pode encontrar esse estranho organismo. Embora muitas vezes se pareça com uma pedra circular esverdeada e brilhante,...

Plantas & Animais

Cientistas descreveram, em um estudo publicado no Journal of Mammalian Evolution, uma nova espécie gigante de um dente-de-sabre, Machairodus lahayishupup, que teria vivido na América do...

Plantas & Animais

Um novo estudo mostrou que os tubarões, assim com as aves, se orientam pelo campo magnético da Terra para realizar migrações de longa distância.