Vampiros reais: conheça 8 animais que sugam sangue

Felipe Miranda
Imagem: Pixabay

Os vampiros são um de nossos mitos culturais mais duradouros, geralmente servindo como vilões em filmes de terror e literatura. Apesar de sua popularidade entre os frequentadores de cinema, os verdadeiros vampiros são ainda mais aterrorizantes; alguns animais como sanguessugas, percevejos e algumas espécies de morcegos dependem de drenar o sangue de vítimas para sobreviverem.

8 animais que sugam sangue

1. Morcego-vampiro

8 animais que sugam sangue.
Imagem: Pixabay

O pior pesadelo de algumas pessoas é se deparar com um morcego. Muitas acham que todos os morcegos sugam sangue, mas isso não é verdade. Pelo contrário, aliás; sugam sangue as espécies conhecidas como morcegos-vampiros. No Brasil, de mais de 180 espécies de vampiros, apenas três sugam sangue: morcego-vampiro-comum (Desmodus rotundus), morcego-vampiro-de-asas-brancas (Diaemus youngi) e morcego-vampiro-de-pernas-peludas (Diphylla ecaudata). E mesmo os que bebem sangue, raramente alimentam-se de sangue humano.

Portanto, não odeie esse mamífero fofinho, eles são mais benéficos do que maléficos. No mundo, há mais de 1300 espécies de morcegos que ajudam na dispersão de sementes, quando comem frutas e soltam as sementes em suas fezes, além de ajudar a polinizar. Fundamentais para o mantimento da biodiversidade, eles também são controladores de pragas.

O máximo de risco que morcegos podem representar são os raros casos em que estão infectados com raiva. Mas não saia matando morcegos. Ao ver um morcego parecer confuso, principalmente ativo durante o dia, capture cuidadosamente com ajuda de um balde ou uma caixa e um pano molhado. Em seguida, chame o canil, departamento de zoonoses ou corpo de bombeiros de sua cidade.

2. Mosquito

mosquito g61e2404b9 1920
Imagem: Pixabay

Os irritantes mosquitos que passando zunindo próximos aos nossos ouvidos enquanto tentamos dormir, ou que ficam nos picando, deixando aquele dia quente ainda mais insuportável, são os exemplos mais clássicos que animais que se alimentam de sangue. Dos 8 animais que sugam sangue, esse deve ser o mais chato.

Os mosquitos são bastante perigosos, principalmente nos países tropicais. Eles transmitem algumas doenças mortais, como dengue, malária e febre amarela, além de algumas outras doenças parasitárias.

Presentes há quase 100 milhões de anos no planeta, só há um continente em que eles não estão presentes: a Antártida.

3. Sanguessuga

leech g2901ed1d3 1920
As sanguessugas também possuem fins medicinais — os únicos com essa utilidade entre os 8 animais que sugam sangue. Imagem: Pixabay

Centenas de dentes de “acoplam” ao hospedeiro e o animal começa a sua alimentação, sugando o sangue da vítima. Esse verme possui 10 estômagos, dezenas de cérebros de 9 pares de testículos.

No Egito Antigo, na Idade Média e até hoje em dia as sanguessugas eram e são utilizadas para fins medicinais. Mas houve uma época em que tudo era tratado com elas, a chamada “mania da sanguessuga”, muitas vezes causando mais mal do que bem ao paciente. Mas elas realmente podem salvar vidas. Hoje elas são usadas para limpar feridas e melhorar a circulação, mas só porque há evidências científicas e dentro de um ambiente seguro e controlado, no hospital ou em um consultório médico. Em sua secreção há peptídeos e proteínas que ajudam a prevenir coágulos sanguíneos, e é essa a propriedade explorada hoje.

4. Carrapato

carrapatos de cachorros
As mudanças climáticas podem afetar até os carrapatos. Imagem: Pixabay

Se você possui animais de estimação ou vai com frequência à zonas rurais, matas e trilhas, com certeza já pegou ao menos um carrapato grudado em você. Do pássaro ao cachorro, do cachorro ao pássaro, o parasita explora seus hospedeiros há milhares de anos. E bom, eles também transmitem doenças perigosíssimas.

Diferente dos mosquitos, os carrapatos podem prosperar até mesmo na Antártida: há dois grupos de carrapatos que se alimentam do sangue dos pinguins. Nem no continente mais inóspito do mundo os coitados dos pinguins se salvam. Se você já tentou esmagar um carrapato, sabe como ele é resistente: eles podem passar até 18 semanas sem comida.

5. Caracol-vampiro

Imagem: Naturalis Biodiversity Center / Wikimedia Commons

Os Caracóis-vampiros habitam água doce (locais rochosos e corais) e alimentam-se do sangue de peixes enquanto estão dormindo. Portanto, são animais de hábitos noturnos.

Ao explorar o hospedeiro, o animal injeta, ainda, anticoagulantes, para evitar que seu alimento seja coagulado e uma substância que funciona como anestésico, no local da retirada do sangue.

6. Mariposa-vampira

Calyptra thalictri 01
Mariposa Vampira. Imagem: Dumi / Wikimedia Commons

As Mariposas Vampiras podem se alimentar do sangue humano, e até causar uma vermelhidão e dor no local da picadura. No entanto, elas não representam nenhum risco para os seres humanos.

Eles alimentam-se, geralmente, de frutas. No entanto, ao alimentar-se de sangue, o macho adquiri sódio e passa para a fêmea através de seu esperma. A fêmea, por sua vez, distribui esse sódio por sua prole.

7. Pica-boi

Flickr Rainbirder Yellow
Pica-boi – o único pássaro entre os 8 animais que sugam sangue. Imagem: Steve Garvie

Sim, existe um pássaro que bebe sangue. Nativos da África Subsaariana, eles alimentam-se do sangue de qualquer animal que apresente alguma ferida que facilite o acesso ao sangue – e não apenas de bois como seu nome sugere. Além do sangue, o pássaro se alimenta de insetos no geral.

8. Percevejos

Imagem: iStock

À espreita em esconderijos simples e de fácil ataque aos hospedeiros, como camas e travesseiros, os percevejos ficam à espreita para parasitar. Não só na cama, eles se escondem pela natureza, alimentando-se de qualquer ave ou mamífero que eles consigam acessar.

E bom, se um algo não aparecer logo, não tem problema: eles sobrevivem por até mais de um ano sem alimento.