Pesquisadores examinam urso de 3.500 anos preservado no permafrost

Letícia Silva Jordão
Imagem: Lazarev Mammoth Museum Laboratory da North-Eastern Federal University (NEFU)

Há 2 anos, um urso da Era do Gelo, que estava em ótimas condições de preservação, foi encontrado por caçadores de renas na ilha ártica Bolshoy Lyakhovsky, no norte da Rússia continental.

O enorme animal estava com suas unhas, dentes, garras, órgãos internos, gordura corporal e pele totalmente intactos, o que é algo muito raro de ser encontrado. Antes deste episódio, apenas crânios e ossos de animais foram descobertos.

Mas, recentes análises no urso das cavernas da Era do Gelo mostraram que, na verdade, ele é um urso pardo bem mais jovem do que os cientistas acreditavam.

Urso das cavernas da Era do Gelo estava totalmente intacto

Encontrar a carcaça de um animal totalmente preservado como o urso das cavernas da Era do Gelo é algo novo para a comunidade científica. Na época em que ele foi encontrado, os pesquisadores identificaram que o animal viveu entre 22.000 a 39.500 anos atrás, correspondendo a Era do Gelo.

No entanto, ao realizar uma datação de carbono, foi visto que o que era para ser um urso das cavernas da Era do Gelo na verdade é um urso pardo de 3.460 anos.

Apesar de não pertencer a uma era antiga e ser mais jovem, a descoberta dele ainda assim é surpreendente devido ao seu estado de preservação. Com ele, os cientistas podem fazer mais estudos para entender como esse animal viveu há centenas de anos.

Sobre isso, já foi feito uma autópsia animal no urso, onde a equipe de cientistas do Lazarev Mammoth Museum Laboratory da North-Eastern Federal University (NEFU) realizou diversos estudos em seus órgãos internos para identificar seus vírus, células e micróbios.

Até agora, os cientistas viram que o urso das cavernas da Era do Gelo é na verdade uma fêmea que tinha aproximadamente 3 anos quando morreu. Ela possuía 1,55 m de altura e pesava cerca de 78 quilos. O motivo da morte ainda não foi descoberto, mas os cientistas encontraram indícios de lesões na coluna vertebral.

Além disso, os cientistas também conseguiram descobrir que a última refeição da ursa foram plantas e uma ave.

A chegada do urso à ilha ainda é um mistério

Por mais que o estado de conservação do urso das cavernas da Era do Gelo pudesse passar dezenas de informações para os cientistas atuais, ainda não se sabe de onde o urso veio e como ele foi parar na ilha.

A saber, a ilha fica a 30 milhas do continente, o que faz os cientistas suspeitarem de que ele nadou por grandes distâncias ou caminhou quando a água estava coberta de gelo. Além disso, também tem a possibilidade da ilha já estar conectada ao continente.

Mas, de qualquer forma, o corpo do urso ainda pode ser utilizado em estudos e sua descoberta anima os pesquisadores.

A paleontóloga Lena Grigorieva disse que “esta é a primeira e única descoberta desse tipo[…], [ele] está completamente preservado, com todos os órgãos internos no lugar, inclusive o nariz.[…]Esta descoberta é de grande importância para o mundo inteiro.”