Uma nova e promissora imunoterapia contra o melanoma

Damares Alves
( Jovan Vitanovski, Shutterstock)

Recentemente, pesquisadores desenvolveram uma nova imunoterapia que parece promissora em camundongos com melanoma.

Ao longo dos últimos anos, as pesquisas mudaram a forma como o câncer é visto e abordado. Embora os tratamentos utilizados atualmente funcionem bem, infelizmente podem causar de efeitos colaterais graves.

LEIA TAMBÉM: Cientistas podem ter descoberto “código da morte” que destrói o câncer

A imunoterapia trata-se de evitar esses efeitos colaterais e usar nossas próprias defesas para “matar” as células cancerígenas. Mas algumas células imunes podem “virar-se” e servir a célula cancerígena. Seria bom, portanto, combatê-los, é o que diz um novo estudo.

Rebeldes entre os macrófagos

Os macrófagos são grandes células imunes que estão presentes para “devorar” e destruir patógenos em nosso organismo, normalmente atacam as células cancerígenas porque entendem que elas são disfuncionais e devem ser destruídas. Entretanto, existe um subtipo muito específico de macrófago, que desempenha o papel oposto: os macrófagos CD163, que vêem o tumor como uma célula normal que precisa ser regenerada. Obviamente, a sua presença no tumor não trás nada de bom para a sobrevivência do paciente.

Guerra nas estrelas

Para melhor entendimento, podemos comparar o câncer com a saga Guerra nas estrelas. O corpo do paciente é a república. O Chanceler Palpatine é o tumor. Anakin Skywalker juntamente com os clones são os macrófagos, já os Jedi que estão tentando restaurar a ordem são as células imunes que viram através do jogo do tumor. Eles sabem que é prejudicial e tentam combatê-lo.