Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

Uma cidade inteira nos EUA está sendo refém de cibercriminosos

Um exemplo preocupante da incapacidade do governo moderno de acompanhar a crescente ameaça do cibercrime.

A cidade de Baltimore está sob ataque, mas não por alguém armado com armas ou bombas.

Há duas semanas, os cibercriminosos usaram ransomware, conhecido como RobinHood, para assumir o controle de cerca de 10 mil computadores da cidade, dizendo que não abririam mão do acesso a menos que Baltimore entregasse cerca de 100 mil dólares em bitcoins.

Baltimore está se recusando a atender a demanda de resgate. No entanto, ela também não está equipada para quebrar o ransomware, o que significa que foi forçada a ficar com os seus computadores, em grande parte, desconectados — um exemplo preocupante da incapacidade do governo moderno de acompanhar a crescente ameaça do cibercrime.

Continua depois da publicidade

O ataque enfraqueceu o governo de Baltimore — funcionários não podem nem acessar o e-mail — então, por enquanto, a cidade está recorrendo a soluções manuais para operações que normalmente envolvem redes de computadores.

Quanto a quando Baltimore pode se recuperar totalmente do ataque, ninguém parece saber com certeza. Mas com base em uma declaração recente do prefeito Bernard C. ‘Jack’ Young, pode demorar um pouco.

“Nosso foco é fazer com que os serviços principais voltem a ficar online, e fazê-lo de uma maneira que garanta a segurança como uma das nossas principais prioridades ao longo deste processo”, escreveu ele na sexta-feira.

Continua depois da publicidade

“Você pode ver serviços parcialmente começando a se recuperar em questão de semanas, enquanto alguns de nossos sistemas mais complexos podem levar meses no processo de recuperação.” [Futurism]

Comentários

Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Uma empresa israelense chamada CorNeat Vision desenvolveu uma córnea sintética e permitiu a um homem de 78 anos, cego há dez anos, recuperar totalmente...

Tecnologia

Muitos especialistas em estratégia militar alertam que as guerras do futuro não serão terrestres, mas confrontos sob o signo da inteligência artificial e do...

História & Humanidade

Os sapiens não são a única espécie humana que já circulou pela Terra, embora hoje só nós estejamos vivos. Fora os sapiens, a espécie...

História & Humanidade

Nós possuímos, em nosso DNA, registros de um ancestral misterioso, que acasalou com espécies humanas há aproximadamente um milhão de anos.