Conheça 10 tubarões maiores que o tubarão-branco

Dominic Albuquerque
O tubarão-branco é um dos grandes predadores do oceano. Imagem: Pexels

Há tubarões maiores que o tubarão-branco nadando pelos oceanos do nosso planeta. Ainda que o maior tubarão-branco registrado pesasse mais de 2.000 kg e medisse 6 m de comprimento, a maioria deles são significativamente menores. Pode ser uma surpresa, mas muitos tubarões podem alcançar um tamanho maior que os tubarões-brancos devido a isso.

Tubarões maiores que o tubarão-branco

10. Tubarão-da-Groenlândia

shark1
Imagem: Dotted Yeti/Shutterstock.com

Os tubarões-da-Groenlândia podem viver até 500 anos e alcançam até 6m de comprimento. Eles se adaptaram à vida em águas profundas e frias, e são encontrados apenas no norte do Oceano Atlântico. Apesar do tamanho, não são uma ameaça aos humanos.

9. Tubarão-martelo

shark2
Imagem: HakBak/Shutterstock.com

Um dos tubarões maiores que o tubarão-branco é o tubarão-martelo, capaz de alcançar até 6m. Eles vivem em águas rasas e costeiras, com um formato distinto de cabeça que lhes permite um campo de visão de 360 graus. Esses tubarões comem peixes, outros tubarões, lulas, polvos e até crustáceos.

8. Tubarão-boca-grande

shark3

Os tubarões-boca-grande são raramente vistos, mas estão dentre os tubarões maiores que o tubarão-branco. Assim como o tubarão-baleia, esse tubarão filtra a comida, alimentando-se apenas das menores criaturas do oceano, o plâncton. Sua principal característica é a enorme boca. Eles passam o dia no fundo do mar, aproximando-se da superfície para se alimentar apenas durante a noite.

7. Tubarão-dorminhoco-do-Pacífico

shark4
Imagem: Public Domain

O maior tubarão-dorminhoco-do-Pacífico em comparação com os tubarões-brancos são capazes de crescer até 7m de comprimento. O maior deles pesa quase uma tonelada. Diferentemente da maior parte das espécies de tubarão, essa tem dois tipos diferentes de dentes. Os superiores são estreitos e afiados, e os inferiores são planos e serrados. Eles comem tudo o que estiver pelo caminho, inclusive carniça.

6. Tubarão-debulhador

shark5
Imagem: Shane Gross/Shutterstock.com

O tubarão-debulhador é um dos tubarões maiores que o tubarão-branco, alcançando até 7.3m, com mais da metade do comprimento total sendo da sua cauda distinta. Eles usam a cauda para caçar, como forma de estontear os peixes antes de atacá-los. Encontram-se em vulnerabilidade de extinção, e nunca atacaram humanos.

5. Tubarão-Ginsu

shark6
Imagem: CC BY-SA 4.0 – License

Os tubarões-Ginsu habitavam nos oceanos antigos, entre 107 e 73 milhões de anos atrás, sendo precursores ao megalodonte. Acredita-se que eles alcançavam até 30m de comprimento, e caçavam animais grandes, como o mosassauro, assim como grandes peixes.

4. Otodus

shark7
Imagem: Antonio Viesa/Shutterstock.com

Se vivessem hoje, os tubarões maiores que o tubarão-branco do tipo Otodus seriam maiores até mesmo que o mais gigantesco desses predadores. Otodus é um gênero de tubarão cujos indivíduos teriam possivelmente alcançado até 12 m de comprimento, ou mais. Esses predadores caçavam grandes peixes e talvez até outros tubarões. Seus dentes tinham 12 cm, enquanto o do tubarão-branco tem apenas 5 cm.

3. Tubarão-frade

shark8
Imagem: Martin Prochazkacz/Shutterstock.com

O tubarão-frade ultrapassa os 8m metros de comprimento. Se alimenta de plâncton, e estão sob risco de extinção devido à poluição e à pesca. Habitam nas águas temperadas e árticas do planeta.

2. Tubarão-baleia

shark9
Imagem: Richard Whitcombe/Shutterstock.com

Os maiores tubarões do mundo em extensão são os tubarões-baleia. Eles superam os 18m de comprimento, sendo três vezes maiores que o tubarão-branco. Felizmente, não são uma ameaça aos humanos, e têm se tornado uma opção popular de ecoturismo. habitam em águas tropicais por todo o planeta, onde se alimentam de plâncton.

1. Megalodon

shark10
Imagem: Catmando/Shutterstock.com

Ocupando o topo na lista dos tubarões maiores que o tubarão-branco encontra-se o megalodon. Eles tinham mais de 18 m de comprimento, e poderiam facilmente se alimentar dos tubarões modernos. Viveram entre 23 e 2,6 milhões de anos atrás, e acredita-se que tinham uma aparência similar a dos tubarões-brancos modernos.

Compartilhar